Cultura
domingo, 22 de novembro de 2009
O estranho mundo de Tim
Tim Burton não costumava visitar museus, mas o MoMA dedica-lhe uma megaexposição que reúne 700 objetos, muitos deles inéditos.Uma jovem exoftálmica, um rapaz-ostra devorado pelo próprio pai, um homem com mãos de tesoura, um menino com cara de queijo brie e outro que é todo ele uma nódoa (o adorável Stain Boy), não são propriamente o tipo de criaturas que esperamos encontrar num museu, mas ocuparão, a partir de hoje, as salas do MoMA de Nova Iorque...
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
A vida de “Gabo”
Gerald Martin demorou 17 anos para construir o livro “Gabriel García Márquez — Uma Vida”, agora traduzido ao português. Em 690 páginas nos é contada a vida e a obra, os meandros políticos, os segredos familiares, a infância atribulada, a idade adulta, com a sua treva e a sua luz, a intrínseca luta de um fabulador e jornalista que, ao travar conhecimento com o seu biógrafo, avisou-o logo: “Não me obrigue a fazer o seu trabalho.”
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Woodstock,40 anos depois
E se tudo tivesse corrido mal? Mas tudo correu mal e por isso é que tudo correu bem, porque 400 mil pessoas sobreviveram três dias na adversidade e mantiveram um clima de paz. Se a geração mais velha, um mês antes, tinha deixado a sua marca na Lua, esta era a resposta da geração mais nova, a deixar a sua marca na Terra. Dois grandes passos para a Humanidade já fazem um caminho.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Breve cronologia de Woody
Depois de dois casamentos desastrosos que Allen referenciava jocosamente nos filmes, na rádio e nos atos humorísticos em palco aberto, Diane Keaton aparece para deslumbrá-lo. Primeiro, protagonizando a peça que ele levou à Broadway, “Play It Again, Sam”. Mais tarde em muitos dos seus filmes mais respeitados, caso do “Nem Guerra, nem Paz” em que ela parecia escrita por Tolstoi e Dostoievski, sempre na companhia dele, os dois pelo passado fora tentando causar um motim na velha Russia
sábado, 5 de setembro de 2009
Pura irreverência
Foi figura da contracultura, co-fundador do jornalismo gonzo e tornou-se guru do cartoon político. Ralph Steadman é um artista na verdadeira acepção da palavra. Ao longo da vida, fez de tudo um pouco. Aventurou-se pela escultura, escreveu uma opereta e livros infantis, ilustrou obras de George Orwell e Lewis Carroll, escreveu e desenhou obras sobre Freud, Deus e Leonardo Da Vinci.
domingo, 30 de agosto de 2009
“Sacanas sem lei”
“Sacanas sem lei” é a nova maravilha de Tarantino. filme de época e de guerra sem paralelo no gênero é uma pura manifestação de fé no poder do cinema o registro é clássico e musculado, a saga também. Divide-se em capítulos, tem ambição literária. Assim mesmo, “Inglourious” com “u” e “Basterds” com “e”, à americana, com erros gramaticais no título original. “Sacanas sem Lei” é falado em francês, inglês, alemão e, lá para o fim, em italiano. Mistura atores de várias nacionalidades.