Vinhos
segunda-feira, 13 de março de 2017
Não sirva o seu melhor vinho a quem não conhece vinho!
Mas e quem são os convidados? Se abrirmos um vinho de alto valor ou de grande estima pela sua fama e excelência? Será que não se perderá se for oferecido a quem não sabe apreciá-lo? Um convidado que não conhece ou não tem suficiente sensibilidade – na verdade, pouco importa o conhecimento – um convidado muito gripado, alguém que somente bebe vinhos medíocres ou aquela pessoa que sempre diz que aprecia exclusivamente vinho suave...
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017
A temperatura do vinho I
A temperatura é um dos mais importantes fatores de qualidade na apreciação de um vinho. Servido demasiado quente ou demasiado frio pode ficar irremediavelmente comprometido o seu desempenho à nossa mesa. Nestes dias de calor há de se estar bem atento ao termômetro e, principalmente não ir naquela cantiga do "tinto à temperatura ambiente".
terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
Cuidando do seu vinho
É importante armazenar o vinho corretamente, mas não se sinta inferiorizado se você não tiver uma adega. Conhecer as condições perfeitas para o vinho é simples! A parte difícil é atingi-las, algumas vezes mesmo em adegas subterrâneas e construídas para essa finalidade. Em uma casa comum, a exigência de temperatura é normalmente a mais problemática. A ideal está entre 7ºC a 15ºC (45ºF a 59ºF). Os problemas surgem a temperaturas mais altas.
sábado, 14 de janeiro de 2017
Os vinhos raros e as velharias
Para o apreciador de vinhos, tratar da sua própria adega parece a coisa mais fácil deste mundo. No fundo, basta comprar garrafas, armazená-las melhor ou pior, consoante as condições existentes, e bebê-las sempre que a ocasião for propícia. Dito assim, de fato, parece fácil. Mas provavelmente não existe um único apreciador que se possa gabar de possuir uma adega perfeitamente gerida, com um conjunto equilibrado e diversificado de vinhos, e em quantidade adequada à frequência do seu consumo.
terça-feira, 29 de novembro de 2016
No Réveillon; Champagne!
Está chegando o Réveillon, data especialíssima para se degustar um bom espumante. Boa oportunidade para algumas dicas. Entre elas, a "Sabrage”. Esta prática consiste na utilização de um sabre para remover o pescoço da garrafa. A técnica é deixar o champanhe descansar e arrefecer durante 24 horas. Depois, segurando a garrafa a 40 centímetros do seu peito aponte uma espada ao pescoço (da garrafa, claro!). Finalmente, aplique um golpe firme e rápido e passe a servir o precioso líquido. Aqui, algumas dicas para degustar as encantadoras borbulhas e sugestão de espumantes e Champagnes com excelente custo/benefício, ou preço/qualidade como querem os enófilos.
terça-feira, 15 de novembro de 2016
Vinho; como servir melhor!
O vinho é uma dádiva da natureza e traduz o esforço de um ano de trabalho do agricultor, no cultivo do vinhedo, e dos enólogos na cantina. Até em respeito a quem o produz, deve ser servido corretamente, sem contar que o serviço adequado só aumenta o prazer de quem degusta. A temperatura certa ajuda o vinho a se apresentar com todas as suas características. Servir a bebida na temperatura desaconselhada pode matá-la, tirar toda sua graça.