Vidabrasil circula em Salvador, Espírito Santo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo Edição Nº: 329
Data:
15/6/2003
Capa | Edições anteriores| Assine já | Fale com a redação
Página visitada: 1859181 vezes
» Índice
» Editorial
Que PT É ESSE?
» Momento 1
Momento especial para Anna Carolina Mathias,que foi a Salvador e teve a sorte de encontrar o ídolo Bell Marques.
» Ponto de Vista
Waldemar Nielsen analisa a difícil situação econômico-financeira por que passa a aviação brasileira
» Aqüicultura
Al Mare
» Turismo
Austrália, o mais antigo continente do mundo e um dos mais atrativos pontos turísticos do planeta
» Turisnotas
Vasp 70 anos
» Triângulo
Teatro Carlos Gomes é reaberto ao público depois das obras de recuperação patrocinadas pela CST
» Serviço
SACAR A ROLHA
» Autos
Lançado em Genebra, novo Mitsubishi Outlander marca uma nova imagem para o construtor japonês
» Passarela
Em Brasília, os 15 anos de Lavinia, para alegria dos pais deputado Jutahy Magalhães e sua Jaqueline
» Curiosidade
THE MATRIX RELOADED  
2500 planos são mentira

» Foco
Eternos tesouros
» Comportamento
Baton com graxa
» Prazer
De maior
» Morar
O ninho de Loris
» Bahiainfoco
com arte por todos os lados
» Boca miuda
Uma bomba!
Entrevista

Quem Trabalha Há Muito Tempo Tem Histórias Valiosíssimas para contar.  
não poderia ser diferente com Jehovah Guimarães, fundador da Guimarães Café, que há mais de cinqüenta anos contribui para o desenvolvimento do Espírito Santo. Jehovah é muito respeitado por sua ikntegridade, e sua história apresenta momentos de vitória, mas também de decepção e desgaste.  
Após a solidificação da Guimarães Café, Jehovah Transferiu a direção de seus negócios para os filhos. Com a vasta experiência transmitida a todos os seus e a dinâmica da ova administração, os negócios alcançaram pleno sucesso.  
Mas a família guimarães, segundo narra Jehovah, não contava com a Adversidade surgida com uma parceria, que aparentemente equilibrada a princípio, revelou-se danosa, afinal. Tão logo os Guimarães perceberam a real situação, decidiram romper tal parceria, que tragicamente os levou a uma extensa demanda judicial que já se arrasta por mais de três anos, representando uma nova fase de luta e desafios para a Guimarães Café.  
Jehovah e a Guimarães Café - “sou uma pessoa que já trabalha com café há meio século. Consegui fundar e manter uma empresa com um nome respeitável, e qualquer circunstância negativa envolvendo minha empresa afeta diretamente a minha pessoa, porque a Guimarães Café é uma extensão de mim mesmo”.  
Jehovah ressalta que pessoas dessa estirpe trazem em suas personalidades marcas de um passado de deveres e direitos que, em caso de discordância, eram resolvidos amigável e Pacificamente através de algo que, infelizmente, tem perdido seu valor e poder: a palavra. Jehovah reflete: “sou do tempo em que a palavra de um homem valia mais do que qualquer documento assinado”. No início de seus negócios, lembra ele, a fidelidade a palavra empenhada era um meio de se conhecer as pessoas. Por isso a história da Guimarães Café representa tanto para seu fundador e todos os Guimarães, indo muito além de comércio, café ou negócios, e misturando-se com afetividade, alma e família.  
O caminho percorrido por jehovah foi um exemplo para gerações futuras.  
Obstáculos a vencer - E difícil encontrar no meio empresarial quem não saiba dos desafios que a Guimarães Café Tem Enfrentado E Ainda Vai Enfrentar.  
É um assunto recorrente que a Guimarães Café vem sofrendo prejuízos, e os motivos de sua demanda são conhecidos pelo público. A tradicional empresa capixaba aguarda o julgamento final junto aos órgãos Competentes.  
“Nós, os administradores, os parentes e os amigos da Gguimarães Café, estamos passando por toda forma imaginável de sofrimento, apenas porque há empresas que não se forjaram no mesmo aço da Guimarães Café, sinônimo de lealdade e honradez produzidas por uma rígida têmpera moral”.  
O histórico mostra que a Guimarães Café, bem como seu fundador e sua administração, são exemplos a serem seguidos. Enfrentar o adversário para obter aquilo que por direito lhes pertence não e páreo para muitos, mesmo sendo uma atitude racional. Somente quem confia na justiça divina como mentora da justiça dos homens pode encarar tamanha tarefa.  
“Na minha vida já passei por situações que me prepararam para esse tipo de obstáculo. Espero, através da justiça, superar mais esse”.  
A ação na justiça - “é muito simples compreender a ação na justiça. a Cotia Trading não cumpriu os acordos, nem o escrito e muito menos o verbal, firmados comigo e com as empresas Guimarães, e com um agravante: Por duas vezes, após ter dado ‘a palavra’ de que cumpriria um acordo amigável, essa empresa falhou. Os transtornos e problemas gerados, não só com a sociedade, mas também com o não cumprimento dessa tentativa amigável de acordo, acarretou o desemprego direto de centenas de pessoas no município de Alegre, e indiretamente, de inúmeras famílias que também usufruíam o trabalho da Guimarães Café. Se tudo fosse cumprido amigavelmente, como era e continua sendo o nosso desejo, nossa empresa não estaria vivendo esse drama. Mas o cumprimento de compromissos e da palavra e uma atitude que a cada dia que passa, para o infortúnio de toda a humanidade, torna-se rara. E o que é pior, fatos como esse sempre exercem uma influência negativa direta e indireta”.  
Futuro da GuiCafé - “Nossa empresa está ferida, mas nem por isso perdeu sua integridade e disposição de lutar. Temos alcançado vitórias que só vêm confirmar nossa perspectiva de um futuro de vencedores. Por razões óbvias, nossas atividades foram prejudicadas. O golpe dado pela Cotia Trading foi forte, mas não tão forte que pudesse fazer-nos recuar. Pelo contrário, confiamos em que, pela ação sobrenatural daquele que conhece corações e mentes, tudo se resolverá, trazendo-nos paz”.  
Há justiça - “Justiça tem sido uma palavra desacreditada. É necessário que a força dessa palavra seja resgatada o mais rápido possível. Observo que o Espírito Santo tem lutado para tornar realidade o que falei. Aqui temos pessoas honestas, sérias e comprometidas com o ideal da justiça. Não fora assim, o desbaratar do crime organizado no estado não faria parte das manchetes nacionais e internacionais dos jornais e revistas sérias. aqueles que antes talvez se sentissem seguros em seus esquemas ilícitos, falcatruas, acordos fraudados, corrupção de pessoas e tantas outras manobras, hoje estão apavorados com o que a justiça capixaba tem feito. A justiça sempre chega na hora certa, e nós, capixabas, somos um exemplo para roda a nação na disposição de moralizar. Felizmente, nem todos agem como se fossem intocáveis, e os que assim se sentem estão com seus dias contados. somente os que possuem história, compromisso social e ético sobreviverão em tempos de adversidade, sejam quais forem. Aguardo e confio na justiça do meu estado, no qual construí tudo que possuo e com o qual tenho uma dívida de gratidão que só poderei tentar pagar gerando trabalho, emprego e dignidade a tantos capixabas quantos puder. Para tanto, espero na justiça divina que, como já disse, usa a justiça humana para executar seus desígnios.  
Sem desespero - “minha esperança está em que ao findar meus dias terei deixado bons exemplos para as pessoas do meu tempo e as futuras gerações de empresários. O Espírito Santo possui um potencial capaz de interessar muitos investidores, e disso eu posso falar por experiência própria. O risco de que inescrupulosos aproveitem essa fenerosidade torna-se cada vez maior. espero que aqueles que darão prosseguimento a minha jornada aprendam com meus erros e aperfeiçoem os meus acertos. Por isso não desespero. depois de meio século, aprende-se a esperar com paciência. Sei que a esperança que se adia pode adoecer o coração, mas espero e creio que ao fim de toda essa luta sairemos mais fortes e mais esperançosos, certos de que superar obstáculos e incomparavelmente melhor do que criá-los, pois a pior guerra possível é travada entre o homem e ele mesmo. Muitos gigantes, carentes de princípios que valorizem a história, apesar de suas aparentes vitórias tortuosas, sempre serão pessoas derrotadas e infelizes, solitárias em si mesmas e sem Deus”.  



Copyright © 2001, Vida Brasil. - Todos os direitos reservados.