Vinhos
segunda-feira, 1 de janeiro de 2018
O vinho & companhias
O pão é indispensável para acompanhá-lo. Queijo, vinho e pão são três grandes conquistas alimentares que resultam do processo de fermentação, a herança das leveduras.Prefira pães franceses para acompanhar o brie, de casca com fungo branco. Para outros tipos de queijo opte entre o pão de nozes, ciabattas ou pães italianos. Uma regra simples e pratica é memorizar que, quanto mais delicado for o queijo, mais branco e sem sal deve ser o pão, e mais branco e seco deve ser o vinho.
domingo, 15 de outubro de 2017
Entenda o vinho do porto
Os vinhos do porto obtêm-se de diferentes misturas, o que torna difícil a definição de sua personalidade. De um modo genérico, só há duas formas de fazer Porto, e delas deriva uma série de tipos diferentes, cada um deles com as suas características próprias: os de estágio e evolução em madeira e os de estágio em madeira e evolução em garrafa. A personalidade dos vinhos do Porto reside no fato de ser fortificado ser, na sua maioria, um vinho de lote, ou seja, da mistura de vários vinhos.
quarta-feira, 30 de agosto de 2017
Sauvignon Blanc; a uva que amo
Nesta seção, já falamos de Chardonnay e Cabernet Sauvignon, atribuindo as nacionalidades brasileira e chilena, respectivamente, aos vinhos dessas uvas, pela facilidade de encontrá-los em todo o país. Hoje, que tal se experimentarmos um vinho de Sauvignon Blanc, a uva que faz maravilhas em Bordeaux (ao lado da Sémillon) e no Vale do Loire, na França, e tem se aclimatado bem em inúmeros outros países, muito especialmente na Argentina e na Nova Zelândia!
terça-feira, 15 de agosto de 2017
Chardonnay: a rainha dos vinhos brancos
Conheça mais sobre a uva Chardonnay, mundialmente reconhecida como a rainha dos vinhos brancos! Acompanhe. A Chardonnay é característica de Borgonha, no leste da França e é o resultado do cruzamento entre as uvas Pinot Blanc e Gouais. Por anos acharam que ela era o resultado da junção da Pinot Noir com a Pinot Blanc, mas estudos recentes feitos pela Universidade da Califórnia mostraram o contrário.
segunda-feira, 31 de julho de 2017
5 dicas de vinhos para harmonizar com carnes
O vinho, sem acompanhamento nenhum, já é uma delícia. Mas uma das coisas mais interessantes e saborosas de se fazer é harmonizá-lo com o prato certo. Essa combinação entre vinho e comida é feita desde muitos séculos atrás e, normalmente, quanto mais intenso o sabor do prato, mais encorpado deve ser o vinho.
sexta-feira, 14 de julho de 2017
Clarendelle tinto; inspiração do Haute-Brion
Em 1935 o americano, filho de uma francesa, Clarence Dillon comprou o Chateau Haut-Brion, um Premier Grand Cru Classé que apesar de manter a reputação do vinho intocada, passava por dificuldades financeiras. Sua paixão pelos vinhos e pela França fizeram com que o Chateau Haut-Brion, continuasse sua trajetória impecável em meios aos Grands Crus da França sendo até hoje um dos mais renomados vinhos do mundo.