Crônica
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Um reino por um dedo
Já tem dois dias que procuro esse diacho de boneca. Tem Pocahontas, Pequena Sereia, Cinderella, Bela Adormecida e todas essas mocréias da Disney, só não tem a Branca de Neve. Comecei a pensar em desistir e dar uma desculpa qualquer, mas agora há pouco a Louise me perguntou mais uma vez pelo presente, olhando com um certo interesse para o próprio polegar. Tive a nítida impressão que ela estava avaliando se voltaria a chupá-lo ou se o abandonaria de vez, como uma recompensa.
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
EU, ELE, ELA E A INTERNET
Ela é completamente óbvia. Ainda assim parece que consegue prender a atenção do público masculino, ao menos de alguns. Bem, esta prendeu a atenção dele, ora! Eu jamais faria de conta que não morri de ciúme, mas também fiquei chocada com o fato de ela ser exatamente assim como eu acabo de dizer: uma mulher completamente óbvia. Por que, santo deus, uma criatura dessas consegue deixá-lo tão vulnerável? A ponto de se expor, publicamente, elaborando pomposos elogios às posições defendidas ela...
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
PARALELO 30
Em Porto Alegre, o prédio que abriga a administração municipal fica em frente à Praça Montevidéu. Ali existe um bonito chafariz, enfeitado com azulejos artesanais. Este gracioso monumento, a Fonte Talavera, presente do povo espanhol para a gente de Porto Alegre, além de servir de referência às pombas, marca com precisão o exato local por onde passa o paralelo 30 aqui no hemisfério sul, e consiste no marco zero da capital gaúcha.
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
DE BEIJA-FLOR A AVESTRUZ
Foi engraçado e inspirador. Escrevi uma crônica motivada pelo Natal. Foi uma carta a Papai Noel onde falei de saúde e disse que comia pouco. “Como um passarinho” foi a expressão que usei. O texto foi publicado aqui na Revista Vida Brasil e ilustrado pelo editor, Celso Mathias, com um lindo beija-flor: delicado, pequeno, suave. Naturalmente, eu me senti o máximo. Algo assim como o último biscoitinho do pacote: livre, leve e solta.Bem, houve controvérsias.
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
CARTA AO PAPAI NOEL
Meu caro Papai Noel! Espero que esta lhe encontre com muita saúde e disposição! Tanta gente lhe escreve por esta época do ano e há tanto tempo, que decidi eu também fazer uso desse meio assim tão simples de pedir presentes. Mais fácil pedir e ganhar que se esforçar por ter! Não sou de conseguir muitas coisas, mas ganho um bocado delas. Acostumei-me a essa generosidade de tal forma que hoje sou consumista também. Quanto mais se tem, mais se quer. E quanto mais se ganha, mais se deseja ganhar.
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
QUANTOS TONS DE CINZA?
O maior sucesso editorial dos últimos meses fala das tais cinco dezenas de tons de cinza. Eu não tive, a princípio, a menor curiosidade em ler ou comprar, mas como alguém me disse que gostaria de saber o que eu achava do tal livro, acabei comprando. E pagando caro. Pior: consegui até ler! De fato, o sucesso de Cinquenta Tons de Cinza foi estrondoso. Coisa de esgotar a obra em diversas livrarias, não só no Brasil, como no mundo. Na última Feira do Livro de Porto Alegre; o mesmo fenômeno!