Vinhos
domingo, 2 de outubro de 2016
O gosto amargo no vinho
O sabor amargo, um dos quatro sabores elementares, ao lado do doce, do ácido e do salgado, é, em primeiro lugar, bastante desagradável. Tentamos sempre disfarçar este gosto com um pouco de açúcar. No entanto, este intruso contribui para o equilíbrio gustativo dos nossos alimentos e bebidas. O amargo está presente em numerosas frutas e verduras: nas alcachofras, na chicória e, em maior medida, no café, nas nozes verdes e nas maçãs ácidas, por vezes adstringentes que se tornam intragáveis.
quarta-feira, 29 de junho de 2016
Nove dicas indispensáveis para apreciar melhor o seu vinho
Enquanto os nossos vizinhos argentinos consomem 38 litros/ano por pessoa, nós brasileiros não ultrapassamos a 02 litros. A questão é cultural. Entretanto, aos poucos, o brasileiro está descobrindo as vantagens da bebida de Baco. Em todas as capitais do país já existem excelentes casas de vinho e já está iniciado o processo de interiorização.
terça-feira, 31 de maio de 2016
Um brinde ao amor
O Dia dos Namorados pede um jantar mais sossegado para apreciar uma boa comida e, principalmente, uma ótima companhia. Nestas condições, nada melhor do que colocar um bom vinho à mesa. Não precisa ficar pensando em presentes mirabolantes ou em gastar muito dinheiro. Um vinho simples pode ser especial e tornar a sua noite inesquecível. Escolha o vinho de sua preferência ou busque ajuda de um especialista que pode lhe oferecer um excelente custo benefício para um presente que, entre outras coisas, pode e deve ser apreciado a dois. Que tal você preparar um jantar romântico e ele (a) proporcionar o vinho para harmonizar; o jantar e a noite! -Todos esses vinhos e mais outros 85 rótulos, podem ser encomendados pelo telefone 71 9 8877-6122 ou 75 9 9937 0237. A partir de 06 unidades, frete grátis para salvador e Feira de Santana.
sábado, 8 de agosto de 2015
O seu vinho e o decanter
Certos vinhos tintos tendem como o passar do tempo, criar sedimentos no fundo da garrafa, e há consenso quanto à necessidade de se transferir o líquido para outro vasilhame. O termo “decanter” já constava dos primeiros dicionários ingleses como sendo o recipiente de vidro utilizado para servir o vinho livre de suas borras. Hoje em dia, os vinhos são apresentados em belas garrafas e o rótulo tem bastante destaque, mas os “decanter” continuam bem-vindos por indicarem que a bebida deve chegar às taças sem aspecto turvo desagradável e, principalmente, sem aqueles depósitos que prejudicam nosso paladar.
terça-feira, 9 de junho de 2015
Raúl Perez, o Alquimista da Galícia
Raúl Perez é o criador do Sketch, essa pérola cultivada no fundo do mar. Curioso, cortês, pensativo, gregário, Perez leva muito a sério o seu trabalho e não tem receio de arriscar. Embora acreditando que o vinho seja feito na vinha, não se abala em tentar uma multiplicidade de estratégias para encontrar o caminho para produzir o melhor vinho. Como um enólogo, a missão de Raúl é capturar todo o potencial de cada local ele trabalha. Há muitos talentos que cresceram com as videiras, que inovam que estudam atentamente vinhos do mundo e sua fabricação. Raúl tem isso e muito mais; uma habilidade fantástica para saber o que um vinhedo necessita. Como tratar as uvas para tirar delas a maior expressão quando o vinho chegar à sua adega.
segunda-feira, 4 de maio de 2015
A importância do olfato na degustação do vinho
Desde que nascemos, aprendemos a ver ouvir, tocar, gostar. Mas nenhuma iniciação parece destinada a melhorar e apurar o nosso olfato. Podemos dizer que este sentido se desenvolve por si mesmo, sem que exercícios o estimulem ou disciplinem. O olfato evolui, pois, de forma diferente, segundo os indivíduos, e daí a variabilidade das sensibilidades e das capacidades de atenção olfativa entre uma pessoa e outra. O olfato, muito desenvolvido quando nascemos, continua a ser sensível durante a infância.