Mundo
sábado, 7 de maio de 2011
OSAMA É MORTO.VIVA OBAMA!
O autocontrole e o sangue frio necessários para ordenar a operação, o dia, a hora, o tempo, o método, continuando a praticar os atos quotidianos de um presidente acossado pelos inimigos e as trivialidades, são características de um chefe militar. E de um grande político. Obama é um cool customer, e com esta vitória arrumou de vez com Palins e Trumps. O que é que a América valoriza mais do que a economia? O orgulho americano e a segurança nacional. Osama capturado e morto é um capítulo encerrado.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Havana Renasce
Havana está renascendo. Não se pode assegurar que da melhor forma, mas o renascer é evidente. Assim que foram oficializadas as primeiras medidas de “atualização do modelo econômico cubano” (ele tomará formas e projeções definitivas no congresso do Partido Comunista, em meados de abril), os efeitos da nova política começaram a alterar, de maneira acelerada, a fisionomia física de uma cidade que, nos últimos cinquenta anos, parecia ter parado no tempo (e até retrocedido, com a deterioração)
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
UM DITADOR DESMASCARADO
Vendaval árabe abala Muamar Gaddafi, o coronel que foi aliado do “socialismo real”, estimulou atentados e terminou nos braços de Bush, Blair e Silvio Berlusconi.O país está quase isolado do mundo: a ditadura controla rádio, TV e jornais; cortou internet, celulares e telefones fixos. Raras notícias e imagens furam o muro de silêncio. São dramáticas. A aviação disparou contra a população rebelde. Há pelo menos 300 mortos, num país cuja população equivale à da cidade do Rio de Janeiro...
domingo, 12 de dezembro de 2010
A revolução do Wikileaks
A diplomacia sempre incluiu jantares com as elites dominantes, acertos de bastidores e encontros clandestinos. Agora, na era digital, os relatos de todas estas festas e diálogos aristocráticos podem ser reunidos numa enorme base de dados. Uma vez recolhidos em formato digital, é muito fácil compartilhá-los. Na verdade, é para isso que a base de dados Siprnet, de onde os segredos diplomáticos norte- americanos são vazados, foi criada.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
A Europa em marcha-a-ré
Quebra da Irlanda confirma: “resposta” europeia à crise é a pior possível. Mas retrocesso continua, porque faltam alternativas e há um ganhador oculto: a poderosa máquina de exportação da Alemanha. Depois de semanas de relutância, o governo irlandês jogou a toalha domingo e pediu socorro à União Europeia e ao FMI. Receberá, nos próximos meses, um empréstimo que poderá chegar a 100 bilhões de euros. Não será destinado um centavo para a economia ou à sociedade. Tudo irá para o bolso dos credores
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Obama após o desastre
O resultado das eleições norte-americanas em 2 de novembro não surpreendeu. Um tsunami de descontentamento, alavancado pelo movimento de direita Tea Party, varreu a maioria do Partido Democrata na Câmara de Representantes e erodiu muito do terreno da agremiação no Senado. Foi um resultado histórico. As sondagens iniciais indicavam que o Partido Republicano iria tomar cerca de cinquenta cadeiras na Câmara e conquistar maioria naquela casa.