Atualidades
terça-feira, 25 de março de 2014
Apartheid no Facebook: “pague, ou desapareça”
Em silêncio, proprietários da plataforma reduzem drasticamente difusão não-paga de conteúdos, instituindo discriminação financeira e afetando movimentos e jornalismo independente. Dezembro de 2013 será lembrado no futuro como o Começo do Fim do Almoço Grátis no Facebook. Foi no último mês do ano passado que a rede social fez a atualização mais recente no algoritmo que decide o que você vê no newsfeed. Pouco antes, em outubro e novembro, era tudo bonança. De lá pra cá, o alcance orgânico de páginas está despencando, muito. E, se não está indo para zero, caminha para algo bem próximo.
terça-feira, 31 de dezembro de 2013
VAMOS MUDAR TUDO!
Essa não é só a nossa última edição do ano. É também a nossa última edição com o atual design; vamos mudar tudo! Apresentação, paleta de cores, tipologia, formato e definição das fotos, abordagem... A única coisa que não mudaremos é o conceito de fazer uma revista com conteúdo para ser lido em qualquer lugar, por qualquer pessoa que conheça o idioma. Afinal, com esse conceito, estamos caminhando para o 30º ano de existência. Conheça um pouco da nossa história:
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
UM LIDER CONCILIADOR
Recusou papel de santo. Viveu intensamente. Enfrentou inferno sem perder humanidade. Poderá inspirar outros projetos de mundo, no século 21? Só quando Nelson Mandela morrer, teremos o direito de declarar o fim do século XX. O homem que hoje encontra-se no crepúsculo de sua vida terá sido uma figura emblemática. Com exceção de Fidel Castro, é provavelmente o último de uma linha de grandes líderes em extinção, já que vivemos numa época apressada em terminar, de uma vez por todas, com os mitos.
quarta-feira, 10 de julho de 2013
“Somos todos vigiados”
Que é a mega-rede global de espionagem montada pelos EUA. Como os cidadãos são monitorados. Por que a denúncia de Edward Snowden é um fato histórico - Nós já temíamos (1). Tanto a literatura de (1984, de George Orwell), como o cinema (Minority Report, de Steven Spielberg) haviam avisado: com o progresso da tecnologia da comunicação, todos acabaríamos sendo vigiados. Presumimos que essa violação de nossa privacidade seria exercida por um Estado neototalitário. Aí nos equivocamos.
terça-feira, 16 de abril de 2013
Smartfones;crimes brutais
Há quase vinte anos, fabricantes dos telefones sabem que extração das matérias-primas, no Congo, envolve crimes brutais e quase nada fizeram coibir tais ações. Quem se conecta demais, para de pensar. Os apelos, o imediato, a tendência de absorver rapidamente o pensamento de outras pessoas, interrompem a abstração profunda, necessária para encontrar seu próprio pensamento. Essa é uma das razões pelas quais não comprei meu smarthphone. Mas é cada vez mais difícil resistir aos avanços tecnológicos.
terça-feira, 25 de dezembro de 2012
REVOLUÇÃO NAS BIKES
Há Alguns meses atrás, o israelense Izhar Gafni divulgou seu espantoso invento, uma bicicleta de papelão. Desde então, ele tem aprimorado o produto e acertado os detalhes para colocá-lo no mercado. Gafni se associou à israelense ERB para lançar a bicicleta. Chamada Alfa, virá em versão adulta (US$ 9) e infantil (US$ 5). Seu lançamento mundial será em 2013. Enquanto isso, o mercado de alto padrão recebe da Audi Wörthersee, uma bike e-tron. Trata-se de uma bicicleta conceitual cheia de inovações.