Depois de quebrar a cabeça por anos, Gafni conseguiu completar no meio do ano uma bicicleta que é 96% feita de papelão, incluindo quadro, rodas, guidão e selim. O material é dobrado várias vezes para adquirir firmeza e resistência. Uma camada de resina, desenvolvida pelo próprio Gafni, é aplicada em seguida. O produto final pesa nove quilos. Falando à Economist, o inventor garante que a bicicleta de papelão aguenta até 220 kg de peso.
As outras partes da bicicleta também são feitas de materiais reutilizados. Os pneus são feitos de pneu de carro reciclado, assim como a corrente. O único componente que Gafni mantém em segredo é o freio.
A intenção inicial do israelense é comercializar a bicicleta em países mais pobres. Acessível e sustentável, a bicicleta de Gafni tem tudo para ser um produto de sucesso em qualquer parte.
A marca Cardboard Technologies foi criada para a bicicleta. No site, fala-se também sobre usar o papelão para outros produtos de mobilidade, como carrinhos de bebê, cadeiras de roda e “outros veículos”.
Enquanto isso, o mercado de alto padrão recebe da Audi Wörthersee, uma bike e-tron. Trata-se de uma bicicleta conceitual cheia de inovações técnicas e um eficiente estudo de design.
Com rodas de 26 polegadas e 11kgs é constituída quase inteiramente de fibra de carbono. Além disso, utiliza um pequeno motor com potência máxima de 2.3 kw (cerca de 3 cv) que também aloja uma bateria de lítio que é carregada em 2,5 horas.
A maior inovação está no sistema de controle eletrônico: ele pode ser acionado a partir do aparelho celular do usuário. A partir do uso de um smartphone, o ciclista pode ativar o imobilizador antifurto, desbloquear a bicicleta e se conectar a internet para transmissão de vídeos ao vivo ou atualização de status na página do Facebook.
Também é possível, entre os cinco modos de condução, selecionar os modos: “Puro” (onde o usuário só pedala), “Pedelec” (com impulso elétrico para chegar até 80km/h e autonomia de 50 a 70km) e modo “eGrip” (com uma velocidade máxima de 50km/h).
A e-tron permite ainda ajustar a sua inclinação de acordo com a posição ideal para o usuário, mantendo a capacidade de mudar as marchas para frente ou para trás. E para quem gosta de realizar manobras, pode utilizar o motor elétrico para a execução delas.
Preço estimado da e-tron? Cerca de 10 mil euros!