Meio Ambiente
quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
Sete cidades que estão se livrando dos carros
Carros proibidos no centro. Ruas só para pedestres. Mais ciclovias. “Redes verdes”. Espalham-se na Europa e China ações para superar ditadura do automóvel - Um típico paulistano que utiliza o carro todos os dias para trabalhar perde um mês por ano de sua vida no trânsito. Algumas cidades já perceberam que o automóvel não é a melhor opção para grandes centros urbanos. Os carros poluem o meio ambiente, causam acidentes e mortes e estão se tornando um meio de transporte lento e estressante.
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Muito além dos jardins
Não é de hoje que o homem tenta reproduzir nos grandes centros urbanos a vegetação que ele próprio destruiu, pelos mais diversos motivos.O primeiro jardim botânico de que se tem notícia, foi o Jardim do Éden, relatado no livro do Gênesis, da Bíblia Sagrada. Completo, o local abrigava toda a flora existente no mundo de então, inclusive, a “árvore do conhecimento do bem e do mal”. A recomendação do “Proprietário” a Adão, teria sido de que não tocasse e nem comesse os frutos dessa árvore.
terça-feira, 25 de setembro de 2012
04 mentiras ambientais
A saúde do mundo está feito um caco. “Somos todos responsáveis”, clamam as vozes do alarme universal, e a generalização absolve: se somos todos responsáveis, ninguém é. Como coelhos, reproduzem-se os novos tecnocratas do meio ambiente.A civilização que confunde os relógios com o tempo, o crescimento com o desenvolvimento, e o grandalhão com a grandeza, também confunde a natureza com a paisagem
domingo, 10 de junho de 2012
Verde ou Solidária?
Ignacio Ramonet vê planeta dividido entre ultra-capitalismo predador e alternativa baseada em bens comuns, bem-viver, consumo responsável e segurança alimentar-O Brasil acolherá no Rio de Janeiro, de 20 a 22 de junho, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, chamada também “Rio+20” porque se reunirá duas décadas depois da primeira grande Cúpula da Terra, de 1992. Participarão mais de 80 chefes de Estado.
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Civilidade, trens urbanos
Como no passado, eles poderiam semear estações, vilas, cidades – desafogando metrópoles. Mas patinam, submetidos à lógica interesseira da “rentabilidade” - A exemplo de quase tudo que aparentemente pode ser resolvido no “atacado”, transporte, trânsito e mobilidade tornaram-se assuntos de interesse tipicamente quantitativo. Bem verdade que em São Paulo os números são sempre hiperbólicos – o que parece explicar certa adoração por eles – mas o reducionismo não se justifica.
domingo, 20 de maio de 2012
O Jeca Tatu e o VLT
O VLT é uma solução rápida, pois ocupa espaços já disponíveis, isto é, muitas ruas e avenidas existentes, sem a necessidade de desapropriações. É o mais econômico dentro da família ferroviária urbana, pois não necessita de grandes obras de construção civil, além de ser também o mais econômico na aquisição dos veículos. É ecológico, pois se utiliza de energia elétrica ou de células de hidrogênio. É harmônico,bonito e silencioso. Tem capacidade para transportar número considerável de usuários.