Vidabrasil circula em Salvador, Espírito Santo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo Edição Nº: 299
Data:
31/1/2002
Capa | Edições anteriores| Assine já | Fale com a redação
Página visitada: 1374679 vezes
» Índice
» Autos
Di Montezemolo à frente da Ferrari: inovando ou voltando às origens?
» Editorial
300, um Recorde
» Boca Miúda
Reação a bala
» Internacional
Conheça um pouco sobre o holandês Wim Duisenberg, o todo-poderoso senhor do euro
» Turisnotas
Chivas Regal inaugura seu paraíso de 30 mil m2 em Angra dos Reis com completa infra-estrutura
» Rio Classe A
Alda, ao centro a decoradora Cristina Lipis
» Truismo
Copacabana Palace: o luxo do hotel onde se escreveu parte da história do Rio de Janeiro
Boca Miúda

Reação a bala  
Na medida em que cresce a cotação de Lula para chegar à Presidência da República, estranhamente os melhores quadros do PT paulista são abatidos a bala.  
O último deles, o prefeito Celso Daniel, de Santo André, uma das maiores inteligências do partido.  
Estão colombizando o Brasil a partir de São Paulo, onde até surgiu uma enigmática FARB – seria Forças Armadas Revolucionárias do Brasil?  
 
Burro na sombra  
O ex-governador Albuino Azeredo está, como se diz por aqui, com o burro na sombra, conforme deixou transparecer no contato com a coluna no hall do Copacabana Palace.  
Depois de perder a última eleição para José Ignácio Ferreira, Albuino dedicou-se às suas atividades de professor universitário na Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e ganhou a confiança do governador Anthony Garotinho (PSB).  
Chegou no governo fluminense como presidente do Metrô e hoje ocupa a estrategíssima Secretaria de Estado dos Transportes.  
 
Sonho dourado  
Pelo menos seis vereadores de Vitória estão na fila para disputarem uma vaga na Assembléia Legislativa este ano.  
Do PSDB, José Carlos Lyrio Rocha e Antônio Smith; do PMN, Dermival Galvão; do PL, Jurandir Loureiro; e do PPS, Luciano Rezende e César Colnago, com as bênçãos da administração municipal.  
 
Poderosos  
No último domingo dia 20, o sempre elegante Reinaldo Loyo comandava uma animada mesa no Branch do restaurante Pérgula do hotel Copacabana Palace. Sempre gentil com os capixabas, Loio aparece na foto ao lado de Marília e Otacílio Coser numa badalada noite carioca.  
Por falar em Otacílio, a sua Coimex acaba de desbancar a poderosa Cotia Trading. No ano passado, o capixaba que é considerado um gênio nos negócios apareceu como o maior exportador do país  
 
Rio x São Paulo  
São Paulo é um Estado tomado pelo medo. A violência está incontrolável. Seqüestra-se quase todos os dias. Capixabas que passaram o fim de ano na capital paulista ressentiram-se da presença da polícia. A cidade estava entregue.  
Em contrapartida, o Rio de Janeiro, que antes parecia dominada pelos bandidos, praticamente eliminou os seqüestros e vai ganhando a briga contra os bandidos.  
A receita básica do governador Anthony Garotinho (PSB) foi investir em meios e armas, aumentando em 11 mil homens o contingente de sua polícia, criando um verdadeiro exército, com ocupação territorial de favelas dominadas antes por traficantes.  
 
Coelho na cartola  
O secretário de Serviços Urbanos, Humberto Manato, é o coelho que o prefeito Sérgio Vidigal (PDT) quer tirar da cartola para sua sucessão na Serra em 2004.  
Misterioso, Vidigal não abre o jogo, mas este ano deverá apoiar a candidatura de João Felício Scárdua, ex-secretário de Estado da Saúde e seu secretário de Administração, para deputado federal.  
 
Vai entender!  
Um jornal de Cachoeiro, a “Folha do Espírito Santo”, colocou no ar uma enquete com a pergunta “Em quem você votaria para governador do Espírito Santo?”.  
Com quase 200 participantes na enquete, o governador José Ignácio liderou fácil com mais de 40% das intenções de voto, seguido de Max Mauro (PTB) com 22%, João Coser (PT) com 13%, José Carlos Gratz (PFL) 12% e Paulo Hartung (PSB) com 8,5%.  
 
Pêsames  
Morreu no último dia 15, às 23h50, no Hospital Santa Isabel da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, de falência dos rins e pulmões, o ex-deputado federal, empresário e jornalista Herbert Victor Levy, aos 90 anos. Uma das figuras mais importantes da história de São Paulo e do Brasil na segunda metade do século XX, Levy foi fundador da “Gazeta Mercantil”, deputado durante 40 anos, intelectual e liberal, e secretário de Agricultura de São Paulo. Deixa uma enorme lacuna e muitas saudades nos que tiveram a oportunidade de conviver com ele. A coluna lamenta profundamente.  
 
Alternativa à esquerda  
Bom de televisão, o prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) tem ao seu redor quem aposte que, se ele for candidato ao governo, derrota até mesmo o senador Paulo Hartung. O confronto entre os dois, entretanto, é considerado impossível pelos seus respectivos círculos políticos.  
Se por acaso Hartung desistir de disputar o governo, porém, Luiz Paulo entrega a prefeitura para Ademir Cardoso – que é candidato a deputado federal e teria que abrir mão dessa condição para o Executivo não ir para as mãos de Ademar Rocha (PMDB) – e sai para o governo. Dividindo a esquerda.  
 
Dois pesos...  
Os grandes partidos – PMDB, PFL e PSDB – usam dois pesos e duas medidas quando tratam dos assuntos do Espírito Santo.  
Os tucanos, por exemplo, estiveram o tempo todo ao lado do presidente Fernando Henrique Cardoso na privatização do patrimônio nacional e, se deixarem, entregam dedos, anéis, a mão e o corpo inteiro em nível federal, mas aqui no Estado posiciona-se contra a privatização do Banestes. Mas o Banespa pôde.  
Já o PMDB e o PFL transformaram seus diretórios regionais em porta-vozes de seu pensamento externo.  
 
Semelhanças  
O advogado Vicente do Espírito Santo é um profissional quente.  
Quando defendia o Cabo Camata, prefeito de Cariacica, o carro dele pegou fogo com o processo dentro.  
Agora, defende Dona Tininha (PL), prefeita afastada pela Câmara de Conceição do Castelo, no Sul do Estado.  
E o que aconteceu? O fórum da cidade pegou fogo.  
 
História política  
Imperdível a reportagem sobre a história do político capixaba vivo que ficou mais tempo no exercício de um mandato, e que será publicada na edição nº 300, na próxima quinzena.  
Lúcio Merçon, hoje secretário-geral da Assembléia Legislativa, passou 26 anos como deputado estadual, sendo 24 deles ininterruptos, e viu a transição da política dos últimos 45 anos no país.  
***  
 
Numa outra vertente, dos que se interessam pela real história do Brasil, as atenções estão voltadas para “1961, que as armas não falem”, de Paulo Markun e Duda Hamilton, tratando da renúncia de Jânio Quadros e a hesitação para a posse de João Goulart. Ele era da comissão que apurou denúncias de corrupção contra o governador Chiquinho Lacerda de Aguiar, em 1965, cassado pelo regime militar. Esta é uma história à parte na história de Lúcio Merçon. Vale a pena conferir!  
 
Pedido de eleitor  
Eleitor pede tudo a candidato. Mas o deputado federal Marcus Vicente (PPB) levou um susto quando estava em sua casa e foi abordado por um cidadão de Ibiraçu com uma singela proposta:  
“Lá em casa temos oito votos e são todos do senhor se eu receber uma coisa”.  
“Sim, e o que é?”, perguntou Marcus.  
“Quero que o senhor me arranje uma mulher”, disparou o eleitor.  
Após alguns segundos sem saber o que responder, Marcus deixou o eleitor embaraçado: “Mas você quer loura ou morena?”  
 
Modelo capixaba  
Dentre as medidas do governo do Rio para conter a violência está a criação do Cinturão de Segurança, que o comandante da Polícia Militar daquele Estado, coronel Wilton, confessou, em palestra no 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha, ter sido copiado do Corredor de Segurança do programa de segurança capixaba, o Propas.  
A violência aumentou em todos os Estados da região Sudeste. Só caiu no Espírito Santo, consecutivamente nos últimos três meses.  
Caiu pouquinho, mas caiu.  
 
Tempo de lazer  
A classe A está descobrindo um novo refúgio nas montanhas capixabas: o condomínio do Parque do China, em Domingos Martins.  
Entre os condôminos estão o empresário Otto Andrade, que já curte seu chalé na área paradisíaca do Ribeirão dos Lagos, e os irmãos Coutinho, da rede supermercadista Extrabom.  
 
No cravo...  
...e na ferradura. O professor João Carlos di Gênio, um dos maiores amigos de ACM, recebeu na sua paradisíaca mansão no sul da Bahia a alta cúpula da Rede Globo. Leia-se os Marinho.  
 
Tiro pela culatra  
A Justiça mantém preso há quatro meses o ex-prefeito de São Gabriel da Palha, Paulo.  
A mulher dele, Raquel Lessa, filiada ao PMN, está se fortalecendo a cada dia como pré-candidata a deputada estadual.  
 
Livros  
Em ano eleitoral, marqueteiros, políticos e seus assessores debruçam-se sobre o livro “Duda Mendonça – casos & coisas”.  
Duda é o atual guru do presidenciável do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.  
 
Nada de mudança  
 
O professor Stélio Dias balançou, mas não caiu.  
O deputado estadual José Tasso de Andrade (PFL) desistiu de ir para a Secretaria de Estado de Educação. Prefere buscar a reeleição.  
 

  
Albuino, sucesso no Rio

Dermival quer ser deputado...

Marília, Otacílio e Loyo

Garotinho derrotando o crime

...Scárdua também

Hartung

Herbert Levy

Coser 3º?

Gratz 4º?

Max 2º?

José Ignácio 1º?

Copyright © 2001, Vida Brasil. - Todos os direitos reservados.