Política
terça-feira, 7 de outubro de 2014
Quem é Aécio, o homem que ameaça a “presidenta”?
Essa matéria foi publicada na edição de ontem do jornal português Expresso Diário. Tive o cuidado de transformá-la em Word e reeditá-la para mostrar uma visão desapaixonada da imprensa internacional mostrando Aécio Neves como ele é, destacando prós e contras da sua candidatura e, principalmente, expondo as dificuldades que ele poderá encontrar durante a campanha do segundo turno, considerando que ele tem, assim como a “presidenta” Dilma, o que os portugueses chamam de “queixo de vidro”. Com vocês; Aécio Neves!(Celso Mathias)
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
Marina vai salvar a pátria?
Virou um jogo de futebol, não só o horário político obrigatório como a própria campanha, a postura dos candidatos. Um jogo daqueles que o time nacional perde por sete a zero. Os jogadores têm uma equipe; técnicos, massagistas, médicos, seguranças... Têm também um ponto de vista, mas jogam como técnico determina; os políticos fazem o mesmo, só que determinados pelos resultados das pesquisas e consequente orientação dos marqueteiros que transformam os candidatos em produto de marketing. Os eleitores, assim como os torcedores, cada um tem um ponto de vista e ressalta as qualidades do seu candidato/time; de como chegar lá e de como resolverá os problemas do país.
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Esperar dos vereadores???
No dia 7 de outubro serão eleitos cerca de 70 mil vereadores em todo o Brasil, 18,8 mil a mais que na última eleição, em 2008. Isso se deve basicamente ao aumento da população e a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que resolveu elevar para nove o número de vereadores nos municípios com até 15 mil habitantes. São 437.924 candidatos a vereador registrados no TSE este ano, número 25% maior que em 2008. É uma enorme responsabilidade para o Poder Legislatívo.
terça-feira, 22 de maio de 2012
Escrachando torturadores
Como são preparadas manifestações-relâmpago em que jovens denunciam ex-torturadores onde moram, para exigir verdade sobre ditadura. - Quem hoje vê o senhor Maurício Lopes Lima, 76 anos, com seus cabelos brancos e pele enrugada – já distante da altivez da foto antiga, clicada há quase quarenta anos – possivelmente não desconfia que ele é acusado pela morte de, no mínimo, seis pessoas e a tortura de outras vinte, durante a ditadura militar. Muito menos imaginariam que ele foi do DOI-CODI.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Punir também o corruptor
Nos inúmeros casos de corrupção, há sempre um lado protegido, especialmente pela mídia. São as empresas que pagam propinas — e podem se dar mal, se um projeto de lei for aprovado.Nas recorrentes denúncias de corrupção que há décadas afloram no noticiário, surgem diariamente nomes de funcionários públicos e políticos, mas pouco se fala das empresas corruptoras.Na base do processo, costumeiramente, há os milionários interesses empresariais na disputa por contratos em todas as esferas.
terça-feira, 6 de setembro de 2011
A “faxina” de Dilma
O que a “faxina” que a presidente Dilma Rousseff está realizando nos ministérios tem a dizer sobre a conjuntura social do Brasil contemporâneo? Num sentido amplo, é um fenômeno político implicado na trajetória de crescimento econômico com equidade social promovida desde 2003 pelas administrações do PT. Ao longo desta trajetória, as forças sociais conservadoras foram esvaziadas de um discurso crítico sobre política econômica e social, tendo que concentrar seus esforços em ataques à corrupção.