Cultura

segunda-feira, 16 de julho de 2012
Caverna dos Sonhos... Caverna dos Sonhos... Werner Herzog lança luzes sobre arte mágica da pré-história e sugere que deveríamos recompor relação com natureza e cosmos.Na instigante entrevista que deu ao jornalista Bill Moyers (divulgada em vídeo no Brasil em 1988), Joseph Campbell relata que ficou muito emocionado quando ele e sua mulher visitaram a caverna de Lascaux, no sudoeste francês e interagiram com as imagens dos artistas do paleolítico que deixaram imortalizadas suas obras de arte nas profundezas das grutas, nas suas paredes.
segunda-feira, 4 de junho de 2012
OS NARRADORES DE JAVÉ OS NARRADORES DE JAVÉ Ver filmes ou ler livros por obrigação é algo a que sempre resisto interiormente, mas tinha de assistir a OS NARRADORES DE JAVÉ e fiz isso em casa, na pequena tela de meu notebook, muito a contragosto, sentada na cozinha e tomando café. Não esperava gostar tanto, mas gostei. Brasileiro, de 2003, direção de Eliane Caffé, o filme deve sua realização a leis de incentivo à Cultura, e trata da história de uma pequena cidade que vai ser inundada devido à construção de uma represa.
domingo, 25 de março de 2012
Por um cinema popular Por um cinema popular Há algumas décadas, durante o período da chanchada, o cinema obtinha resultados de bilheteria impressionantes. Ironizando temas populares como a malandragem, o sexo e a religião (católica), o cinema “encontrava o seu público”, como se dizia. Entretanto, as classes mais altas e os intelectuais criticavam esta diversão leve, e crescia a crença que até hoje cola à produção nacional: a de uma má qualidade, de uma incapacidade a fazer melhor ou tão bem quanto os americanos.
segunda-feira, 5 de março de 2012
Imagem suja da política Imagem suja da política “A Dama de Ferro”, retrato de Margaret Thatcher, destina-se a um público que não se interessa absolutamente por política.A Dama de Ferro é o típico filme de forma sem fundo. Para representar Margaret Thatcher, personalidade facilmente reconhecível mas de quem se conhece pouco, a diretora deste drama teve que nivelar por baixo: falar da personalidade política sem falar de política, ou seja, destacar as intenções sem julgar as ações.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Portinari; Guerra e Paz Portinari; Guerra e Paz Uma agenda extensa de comemorações marcará, em 2012, os 50 anos da morte de Cândido Portinari completados no último dia 06 de fevereiro. Em São Paulo, o Memorial da América Latina exibe, desde a semana passada, “Guerra” e “Paz” os murais mais famosos do pintor, cuja instalação permanente é a sede das Nações Unidas, em Nova York. Eles foram restaurados no ano passado, no Museu Gustavo Capanema, no Rio, em trabalhos abertos ao público. Outros eventos ocorrerão em diversas cidades do país.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
LAMPIÃO NÃO ERA GAY! LAMPIÃO NÃO ERA GAY! Peço que se dê publicidade ao artigo – anexo – que escrevi acerca de um livro escrito por um cidadão que atribui coisas absurdas a Lampião e Maria Bonita, a fim de evitar que as pessoas que não tenham conhecimento das coisas do cangaço venham a ser levadas a tomar por verdadeiras as invencionices concebidas por esse senhor, sem nenhum fundamento nos fatos e na História, frutos de sua imaginação, pura e simplesmente. No meu artigo, na segunda parte, que denomino de “Erros Grosseiros d’O Mata Sete
1 2 3 4 5 6 7 8


Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.