O Axéjoão Euclidense

terça-feira, 12 de maio de 2009

Hoje dois importantes articulistas do jornal “A Tarde”, na edição impressa Levy Vasconcelos na sua bem conceituada coluna Tempo Presente e, na edição Eletrônica, Samuel Celestino (foto) no seu Bahia Notícias, não pouparam críticas à programação do São João Euclidense. A principal delas, já teve a “pedra cantada” nesta mesma coluna em 30 de agosto do ano passado.

O Axéjoão Euclidense











LInk:  "PREFEITA QUER ACABAR COM FORRÓ NO SÃO JOÃO


07:43:55

A prefeita de Euclides da Cunha, Fátima Nunes (DEM), entrou na contramão ao programar o que deveria ser a festa de São João. Espalhou outdoors com os dizeres: "De dia, axé; de noite, forró". Ou seja, vai desfigurar os festejos juninos misturando o axé music dos trios elétricos com o forró das zabumbas, ou folia com fogueira (isso é que é uma mistura quente). Um forrozeiro diagnosticou: "Eu lamento muito, até porque esse filme é velhíssimo. O forró morre no fim". As informações são do jornal A Tarde."


Já Levy Vasconcelos intitula o seu artigo de "Brincando com fogo"e segue a mesma linha de Samuel.

Em 30 de agosto de 2008, aqui mesmo nesta coluna no contexto do artigo "O Imperador do Sertão", criticamos a descaracterização do evento que é o mais marcante do sertão baiano:

"O forrozinho foi transferido para um mega-espaço onde, no tradicional São João, bandas pagas a peso de ouro, normalmente com um contrato de exclusividade pra lá de suspeito, tocam de tudo. Às vezes, até forró.”

Evidente que na atual circunstância e diante da postura que sempre norteou as ações do Dep. José Nunes Soares, coordenador da administração da sua mulher e prefeita Fátima Nunes, não se cogita aqui a possibilidade "suspeição" citada no texto e no contexto da matéria de 2008. Apenas reforça-se a descaracterização do evento.

Embora o poder muitas vezes cegue o administrador, talvez ainda haja tempo dos organizadores realizarem um São João dentro das tradições e costumes que tanto encantam e levam alegria ao povo sertanejo



Autor: Celso Mathias
Publicação vista 1438 vezes


Existe 13 comentários para esta publicação
terça-feira, 26/5/2009 por R.C.
propaganda enganosa!
Ah, se nao tiver as 100 horas de forro, vale lembrar que propaganda enganosa é crime!
terça-feira, 26/5/2009 por R.c.
Decepçao!
Nós, moradores de Euclides da Cunha ficamos um tanto que decepcionados com as atraçoes desse sao joao de 2009. O que era pra ser um São joao tradicional, tornou-se um micareta, que dizer micajoao! e eu me pergunto, essas 100h de forro vai ter mesmo?
terça-feira, 19/5/2009 por Euclidense
É São João ou Carnaval??
Pois é, esse ano está esse tempo sem gosto de nada, mas ano que vai ser melhor (ano de campanha), a prefeitura faz uma festinha qualquer na rua e uma festança paga no clube....afinal outros anos foram assim......
sexta-feira, 15/5/2009 por CARLOS AMORIM
FESTA PARTICULAR
CADA CIDADE TEM O SÃO QUE MERECE E ESSE PARECE PREVALECER O GOSTO MUSICAL DE QUEM ESTA ORGANIZANDO.
sexta-feira, 15/5/2009 por Paulo
insatisfeito
Meu povo vamos continuar com as nossas tradições juninas, pra que axé, vamos com os nossos forrós, é o que leva pessoas de todos os lugares a participarem desta festa euclidense.
quinta-feira, 14/5/2009 por Hilton Canário
CRÍTICA CONSTRUTIVA
Conterrâneos, críticas construtivas é sempre bom, mas eu prefiro o forró original como ex: Flávio Jose, Adelmário Coelho etc. etc., sem falar no pé de serra!
quarta-feira, 13/5/2009 por euclidense insatisfeito
fim da tradição3
quem vem para Euclides quer ver o que tem de autentico na cidade. Quem mora na capital está cheio de axé: é o mesmo que convidar um pizzaiollo para comer pizza. que falta de bom senso dessa adm falaciosa. nem vou lá. poderiam trazer Virgilio, Amelinh
quarta-feira, 13/5/2009 por euclidense insatisfeito
fim da tradição2
Na praça eles deveriam colocar aqueles forrozeiros pé de serra, aqueles que não têm espaço no forródromo, aqueles que cultivam a nossa mais autentica tradição. Mas colocá-los com estrutura boa para fazer bonito. sairia bem mais barato e bem mais cult
quarta-feira, 13/5/2009 por euclidense insatisfeito
o fim da tradição
É triste ver que a sociedade (já que não se manifesta contra) apoia o fim da tradição, quando é só o que nos resta. É de muito mau gosto trazer axé para o são joão, mostra o descompromisso e o descaso com a cultura local. Esperar o quê dessa adm. fa
quarta-feira, 13/5/2009 por Leilson Leão
É só aqui?
Tenho ojeriza á axé music, mas vejo que existe um movimento orquestrado para denegrir a imagem da prefeita Fatima Nunes. Dos maires S.João da Bahia só aqui terá Axé? Alguém lembra do Forro do sapo?Hipocrisia!Mediocridade!Cada um curte o que gosta Ok?
quarta-feira, 13/5/2009 por VALDEMAR GOMES DA SILVA
NÃO VOU MAIS
Sou euclidense, mas moro e trabalho no reconcavo e este ano estou de férias, convidei alguns amigos pra passar o SÃO JOÃO na minha terra; passei vergonha, pois todos leram a coluna: TEMPO PRESENTE.
quarta-feira, 13/5/2009 por Joãozito
Ainda há tempo de pensar
Outras cidades já embarcaram nessa "barca" comercial, e hoje tentam resgatar as tradições do São João. Só perderam!!!
quarta-feira, 13/5/2009 por hc-maia
"O Porquê não vou lá".
Pra quem anda cheio e enojado desse Axé Music nauseabundo e mercantilista,é um bom motivo pra não comparecer a essa ceia de péssima combinação.Vamos manter a tradição.Ainda gosto da rapadura após o feijão.
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
 De menino pobre a grande pecuarista
De menino pobre a grande pecuarista
Euclides da Cunha terra de ilustres
Euclides da Cunha terra de ilustres
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.