Das duas, uma: ou se encara aquele que é o primeiro
modelo da Porsche a utilizar um motor a diesel como um sinal dos tempos e uma
opção que permite aliar o melhor de dois mundos, ou como um autêntico
sacrilégio. E se já era complicado aceitar o Cayenne — feito a partir do VW
Touareg — como um verdadeiro Porsche, um motor Diesel é um soco no estômago.
Uma punhalada nas costas. Em duas palavras, o fim da picada. Os Porsches devem
ser emotivos. Puros. Esportivos. Nunca racionais econômicos ou feitos pensando
em compromissos. Características louváveis e de inegável valor, mas… apenas em
todos os outros carros.
Mas a verdade é que os argumentos contra são apenas de
ordem “filosófica”. Nem a opção em montar este V6 de origem Audi com ‘apenas’
240 cv pode ser censurada. Afinal, nem o Cayenne Diesel anda propriamente mal
nem se pode dizer que adaptação a este novo motor seja infeliz. As únicas
coisas estranhas são — como também é normal nos Diesel, que têm um espectro de
utilização mais curto que os motores a gasolina — o fato de haver tão ‘pouco’
motor para explorar e, claro… os consumos. Por mais que andemos aqui a
questionar a lógica de um Porsche a diesel, há um momento em que tudo parece,
subitamente, fazer sentido: fazer 1000 km/tanque em um Porsche, gastando tão
pouco dinheiro para enchê-lo, é algo de verdadeiramente desconcertante. No
melhor sentido do termo.
Desconcertante talvez não seja a palavra certa, mas
anda lá perto. Apesar de não ser propriamente recente, o Cayenne porta-se em
estrada como um — bom — carro esportivo. E fora dela, mostra um “à-vontade”
superior à esmagadora maioria dos seus rivais. Haja coragem para colocá-lo
nesses terrenos, o Cayenne mostrou sempre ser um dos SUV mais capazes em
condições extremas, devendo haver pouca coisa que não seja capaz de fazer. A
exceção neste Diesel está mesmo na capacidade de nos entusiasmar. Algo que um
Porsche deveria sempre poder fazer.
Números
do Cayenne Diesel:
Capacidade 3000cc
Potência 240cv
Velocidade final 213 km
0 a 100 km/h 8,3s
Consumo médio 9,3
km/l
Opcionais:
Jantes de 21’
Faróis bi-xenon
Suspensão pneumática
Teto solar panorâmico
Cruise control
Interior em couro