A base do modelo é a mesma do GLE, mas o Cupê é mais comprido 15 mm que o anterior e é 63 mm mais largo. Maior é, também, a distância entre eixos (20 mm) mas é mais curto 60 mm que o anterior modelo. O teto está colocado 56 mm mais baixo que o GLE (1722 mm de altura), sendo que a Mercedes diz que a eficiência aerodinâmica melhorou 9% face ao modelo anterior.
O interior é, praticamente, igual ao GLE, exceto os bancos mais esportivos e o revestimento do volante. O sistema Amazon Music será oferecido no lançamento. A Mercedes informa que o interior oferece mais espaço que anteriormente, graças à maior distância entre eixos e portas com maior acessibilidade. O porta-malas também aumentou, mais cinco litros face ao GLE. O banco traseiro rebate na proporção 40/20/40 e nesse caso, o porta-malas ganha quase 70 litros também em face ao GLE.
A afinação do chassis do GLE Cupê, diz a Mercedes, é diferente do GLE, oferecendo de série a suspensão pneumática e como opcional o Active Body Control com tecnologia de 48 volts.
No lançamento, a Mercedes disponibiliza duas versões do bloco 3.0 litros diesel com seis cilindros: 350d (272 CV e 600 Nm de binário com consumos de 7,5 l/100 km e emissões de CO2 de 198 gr/km) e 400d (330 CV, 700 Nm de binário com consumos de 7,5 l/100 km e emissões de CO2 de 198 gr/km). Para mais tarde chegarão motores a gasolina.
Paralelamente ao GLE Cupê, a Mercedes revelou a variante ainda mais esportiva do novo modelo com a chancela AMG.
Ainda não estamos a falando do GLE 63 AMG Cupê, que vai
chegar no próximo ano, mas sim do modelo abaixo com o bloco de seis cilindros
em linha com 3.0 litros duplo turbo a debitar 435 CV e 520 Nm de binário,
auxiliado pelo EQ Boost que oferece mais 22 CV em determinadas situações. Ou
seja, o motor tem uma pequena hibridização oferecida pelo motor de
arranque/alternador/gerador que utilizando a tecnologia 48 volts, oferece os
tais 22 CV extra. Um dos turbos funciona com os gases de escape, o outro tem
funcionamento elétrico.
Contas feitas, o GLE 53 Cupê AMG chega dos 0-100 km/h em 5,3 segundos e tem a velocidade limitada aos 250 km7h. Quando aos consumos, a Mercedes informa 9,3 l/100 km.
Naturalmente que o GLE Cupê com chancela AMG tem diversas alterações, no chassis – com o sistema “Active Ride Control” e a suspensão pneumática revistos – uma caixa de direção mais direta e com assistência variável e um sistema de freios melhorado que conta com discos dianteiros de 400 mm escondidos por trás de jantes de 22 polegadas.
O carro é rebaixado 15 mm nos modos Sport e Sport+ e chega ao mesmo ponto quando alcança os 120 km/h no modo Confort.
No que toca ao estilo, os para choques são diferentes, as cavas das rodas foram alargadas, quatro saídas de escape do sistema AMG e um difusor mais pronunciado. As rodas vão de 20 a 22 polegadas. No interior, todos os códigos da AMG são visíveis, como os bancos desportivos e os destaques em vermelho. Uma ampla escolha permite várias personalizações.