A oferta de subsídio será disponibilizada através do
programa governamental 'Grant for Business Investment' e representa uma
contribuição importante para o custo global do projeto de 400 milhões de
libras. Este subsídio é independente do conjunto de medidas mais abrangentes de
apoio à indústria automóvel, divulgadas pelo Governo britânico. Phil Popham,
diretor da Land Rover, afirmou que a empresa está muito grata pela ajuda
financeira, a qual será fundamental para o desenvolvimento do novo modelo, que
de acordo com o mesmo responsável, será o modelo mais eficiente e compacto da
Range Rover.
O LRX será produzido na planta da marca em Halewood, no
Reino Unido. Ao que tudo indica, vai partilhar grande parte dos componentes com
a geração atual da Freelander, incluindo-se o sistema de transmissão e a tecnologia
start&stop.
O novo modelo irá incorporar o requinte da marca e
novas soluções ao nível do motor/transmissão, proporcionando um passo em frente
na implementação da estratégia de tecnologias da Land Rover e na concretização
do objetivo de conseguir uma redução superior a 20 por cento nas emissões de
CO2.
O LRX é um conceito que produz uma reviravolta
remontando ao tempo em que o Range Rover tinha apenas três portas. Além disso, o
teto baixo com uma linha descendente
rumo à traseira e a linha da cintura
elevando-se abruptamente chama muito a
atenção do novo Rover.
A grande novidade, entretanto, é a sua propulsão
híbrida. Ele conta com motor turbo diesel que também funciona com biodiesel e,
segundo a Land Rover, tem consumo 30% menor e emissões reduzidas a 120 g/km de
CO2 se comparado a modelos do mesmo porte. O eixo traseiro dispõe de tração
elétrica, que movimenta sozinha todas as rodas do carro a até 32 km/h. A partir
daí, os dois tipos de propulsão se combinam até que o motor a diesel esteja
rodando em seu modo mais eficiente. Parado no trânsito, o carro fica com o
motor desligado, que só volta a funcionar quando o motorista volta a acelerar.
Com cerca de 435
cm de comprimento, ele é mais curto que um Freelander 2 e um pouco mais baixo. A
estatura reduzida é reforçada pelas colunas que são pintadas de preto.
Nas laterais e no teto panorâmico, as janelas são de
policarbonato, 40% mais leve que vidros e ainda protegendo o interior de raios
UV, que desbotam as peças. Materiais recicláveis desenvolvidos por
nanotecnologia reduzem raios infravermelhos e mantêm o habitáculo mais frio.
Essa é a primeira incursão da montadora inglesa na febre dos SUV (Sport
Utility Vehicles)