O neossexual e é o preferido de mais de 80 por cento das 3000 mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos, entrevistadas pela empresa de pesquisa de mercado argentina Datos Claros em 14 países da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia.
"Percebe-se que as mulheres, que dedicam tempo e
energia cuidando da aparência física e do corpo objetivando desenvolver seu papel
de mulher no jogo de sedução, recusam homens que tenham extremo cuidado com o corpo
e se posicionem no jogo da sedução tal qual as mulheres”, explica um dos
autores do estudo, o sociólogo colombiano Jaime Carmona.
De acordo com o estudo, no lugar do metrossexual, que abraçou atitudes antes apenas reservadas às mulheres, está emergindo uma nova identidade masculina, que passa pela recuperação de alguns papeis desempenhados pelo homem no passado. "O neossexual resgata as suas raízes mais viris sem, entretanto, coibir o lado afetivo. Um homem síntese dos modelos anteriores que, seguindo o seu instinto, está à altura das necessidades da mulher atual".
Símbolo desta nova masculinidade é o couro,
popularizado em ícones como Elvis Presley e James Dean. Este material
representa a mistura de firmeza e flexibilidade, de tradição e modernidade, que
se espera do homem neossexual. Para alguns, a evolução do “Emo”