De cara o visual é impactante. O carro é alto, tem
1,66m de altura. Mede 4,83m de comprimento por 1,91 m de largura. Grande? O
Cadillac SRX tem medidas equivalentes às de uma Chevrolet Captiva. A identidade
visual adotada pela Cadillac com os faróis dispostos verticalmente avançando
nas extremidades do capô dão a impressão de que a frente é bem mais alta do que
realmente é. Os ângulos retos são marcantes na dianteira cheia de vincos, a
grade cromada é a peça mais carregada dessa característica. Tudo nela é é bem
generoso, até o novo brasão da marca tem um tamanho considerável. A pesar de
tudo isso a SRX ficou com a frente muito parecida com a dos sedãs da marca. Um
efeito que a BMW conseguiu com as séries X que lembram os seus sedãs 3 e 5.
A
lateral do Cadillac SRX é mais discreta. Nessa parte ele se
mostra um carro da GM em todos os aspectos, lembra muito a Captiva. Mas não é.
O acabamento é mais luxuoso com apliques cromados discretos nos contornos das
janelas e nas maçanetas. Saídas de ar laterais têm apliques de alumínio e a
partir delas se estendem vincos que cobrem toda a lateral do carro até chegar à
traseira. No teto estão as alças para bagagem, em alumínio. As rodas de 18 polegadas
em alumínio são muito bonitas e têm um destaque proporcional ao seu tamanho. A
traseira é bem simples. As lanternas são dispostas verticalmente, há um spoiler
na parte superior da porta traseira e o vidro traseiro tem um formato
pontiagudo na parte inferior lembrando o formato da grade dianteira. A placa de
identificação tem um nicho discreto com um aplique de alumínio na parte
superior. O para-choque é liso, sem detalhes e abaixo dele há 2 saídas de
escapamento com ponteiras cromadas e mais nada.
Internamente o
revestimento luxuoso em couro é abundante. Existem apliques de madeira no
console, no volante e nas portas. O painel com instrumentos bem distribuídos
tem um estilo esportivo e sofisticado. O sistema de entretenimento digital
conta com uma unidade de disco rígido de alta capacidade para armazenar musicas
e vídeos. Há 2 telas de LCD para os ocupantes dos bancos de trás. Sistema de
conexão Bluetooth para celulares e tocadores de mp3 está presente. O ar
condicionado é digital de 2 zonas de climatização, há 6 air bags e a direção é
hidráulica.
A mecânica tem 2 opções de motorização, de transmissão
e de tração. O carro pode ter tração integral ou dianteira. Os motores são
dianteiros e transversais, V6. Um tem 3 litros de deslocamento e desenvolve 260
cv, 4 válvulas por cilindro e com sistema VVT garantem desempenho e economia
condizentes com o tipo do carro. O outro motor é um V¨de 2,8 litros de
deslocamento, turbo-alimentado que desenvolve 300 cv. Há 2 transmissões
automáticas de 6 velocidades. Uma Hydra-Matic de controle eletrônico e outra
Aisin Werner também de controle eletrônico. Ambas as transmissões contam com
sistema over-drive. As suspensões são independentes nas 4 rodas e os freios a
discos com ABS e ESC (controle de estabilidade) também estão nas 4 rodas. São
usados pneus nas medidas P235/65 R18. Opcionalmente existe rodas de 20 polegadas com pneus nas medidas P235/55 R20.
O Cadillac SRX está sendo fabricado no no México. As vendas nos EUA
começaram no início deste ano. Os preços ficam bem próximo dos seus
concorrentes: Lexus RX; Acura MDX; BWW X3 e X5. Será que vem para o Brasil?
Não. A Cadillac não tem planos para entrar na América Latina. Uma pena. Por ser
feito no méxico o Cadillac SRX poderia se beneficiar do acordo entre Brasil e
México e chegar com um preço atraente. Assim os luxuosos BMW teriam um concorrente de peso e preço.