Definindo-se entre um cupê e um fora-de-estrada, o X6 embaralha
ainda mais os ciosos da catalogação ao ter 5 portas e apenas 4 lugares. Esta inusitada fusão de conceitos também obriga a uma derradeira questão: para que é
que serve um carro destes? Pode sempre se responder que serve para o mesmo que
os outros, mas, porque não perguntar antes a quem serve? E, nesse caso, teremos
que reconhecer que serve a quem procura algo de diferenciado. Por exemplo, a
quem deseja um compromisso diferente a que nenhum dos outros carros responde.
Neste caso, ao compromisso entre uma personalidade única e as qualidades e
características do modelo que lhe serve de base, o X5. Sim, porque o X6 pode
até não parecer, mas é também ele um SUV. Tem tração integral permanente, uma
altura razoável do solo e foi concebido para uma utilização plural.
s. Ainda
mais espaçoso que o X5, o X6 respira requinte e qualidade por todos os poros. A
posição de condução é perfeita e dificilmente algum dos seus ocupantes terá
razão de queixa do que quer que seja. Nem sequer do equipamento, razoavelmente
generoso e expansível quase aos limites da nossa imaginação. Basta pagar.
anhá-lo. Como é hábito nos BMW, o X6
guia-se como se fosse tudo menos um carro grande e pesado. Claro que, a exemplo
do X5, este SUV está longe de poder ser levado onde um jipe puro e duro
consegue ir, mas em estrada a sua agilidade é surpreendente, assim como a forma
rápida como responde a tudo o que lhe pedirmos. A culpa de mais este sacrilégio
é sobretudo de um novo sistema estreado no X6, que dá pelo nome de DPC (Dynamic
Performance Control). Fazendo as vezes de diferencial traseiro ativo, o DPC
utiliza uma embreagem de controle eletrônico que permite, através de uma
complexa rede de sensores e de um cérebro eletrônico, antecipar as necessidades
de pot
ência de cada uma das quatro rodas motrizes. O resultado é surpreendente,
com o X6 a redescobrir sozinho a trajetória ideal quando tudo parecia indicar
que teríamos que ser nós a fazê-lo. O DPC é de tal forma eficiente que aquele
que é um dos melhores motores a gasolina do mundo nos parece, por vezes,
demasiado modesto. Pode até parecer estranho, mas não é o X6, afinal de contas,
um automóvel estranho?