Com uma abordagem arrojada naquele que é o segmento
automóvel mais competitivo e em maior crescimento à escala mundial, o novo
Volvo XC60 reúne de forma empolgante dois estilos de automóvel. O intensamente
diligente XC reflete em baixo os seus músculos esculpidos para criar um perfil
atlético forte com elevada altura ao solo e pneus de grande dimensão. Já mais
acima, linhas fluidas irradiam o carisma esportivo de um elegante cupê
“Este automóvel carrega uma forma mais emotiva e
mais energia do que qualquer outro Volvo. Com ele, elevamos o nosso ADN em
termos de design a um patamar inteiramente novo, aumentando literalmente o
volume visual. Se facilmente reconheceríamos hoje um Volvo a cem metros de distância,
o XC60 irradia uma clara presença Volvo a pelo menos o dobro dessa distância”,
afirma Steve Mattin, Diretor de Design da Volvo Cars.
Para além do
seu evidente design “crossover”, uma multiplicidade de sistemas de segurança
inteligentes compõe outra parte importante do caráter especial do XC60. E a
mais apetecida novidade é o “City Safety”: um equipamento exclusivo que ajuda o
condutor a evitar ou reduzir os efeitos dos impactos a baixa velocidade, tão
comuns no tráfego citadino e nas filas de trânsito. Se o XC60 estiver prestes a
colidir com o automóvel à sua frente e o condutor não esboçar uma reação, o
veículo trava por si próprio.
O novo XC60 acaba de ser lançado com três opções de
motorizações: o T6 turbo que produz 285 cv, e duas variantes do turbo diesel
D5, que produzem respectivamente 185 e 163 cavalos. A tração integral (sistema
AWD) constitui equipamento de série.
“Durante 2009 será lançada uma versão de 2,4 litros
com tração dianteira alimentada por um motor diesel Euro 5 com um débito de 163
cavalos e valores de CO2 a rondar os 170 g/km", revela Fredrik Arp.
A meta de vendas para o novo XC60 ultrapassa as
50.000 unidades anuais. Os cinco maiores mercados durante o pico de vendas (ano
de 2010) serão os EUA, a Alemanha, a Grã-Bretanha, a Rússia e a China.
O Volvo XC60 está sendo produzido na fábrica da Volvo
Cars de Gand, na Bélgica. A comercialização do veículo na Europa foi iniciada em setembro. A chegada ao mercado americano está marcada para o início do próximo ano.Apesar da crise!