Enfim o Panamera

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Demorou mas enfim, a Porsche finalmente revelou o mais mal guardado e esperado segredo da indústria automobilística mundial. Há cerca de quatro anos, sabe-se que a montadora alemã tradicional em veículos cupê, trabalhava o seu primeiro sedã,

Enfim o Panamera


Após meses de especulação, de fotos de protótipos mal ou bem camuflados, e imagens oficiais que mostravam partes do carro, a Porsche ganhou coragem e apresentou a imprensa mundial o seu esperado “Panamera” (esse é o nome do bólido) ao vivo e em cores.

O Panamera é o primeiro carro da história da marca com cinco portas e uma vocação familiar. Menor do que a maioria dos seus concorrentes mais diretos, o Panamera tenta aliar três conceitos aparentemente inconciliáveis: a versatilidade de um compacto, dada pela forma de dois volumes e pela generosa porta traseiro; o espaço e conforto só conseguidos com cinco portas e quatro verdadeiros lugares e uma linha escancaradamente esportiva, própria de um cupê e inconfundivelmente Porsche.

Na expressão e no gesto de Michael Mauer, nota-se bem o peso que representa ser, em mais de 60 anos de história, apenas a quarta pessoa a ter a responsabilidade pelo design dos carros da Porsche. Ele é o autor do Panamera, um projeto que classificou como o «maior desafio da sua carreira», mas cujo resultado o deixou «tranquilo, apesar da enorme responsabilidade que foi conceber um modelo completamente diferente de todos os outros e com tantas exigências e inovações ». Apesar de ser um fã confesso do não tão bem sucedido 928 dos anos 80, o primeiro GT da Porsche e igualmente o primeiro a oferecer verdadeiros quatro assentos.

De fato, não há discussão sobre o nível de conforto de cada um dos quatro ergométricos assentos do Panamera, nem tão pouco da flexibilidade que o porta mala e a tampa traseira possibilitam. É mais provável, se criar dúvidas sobre as soluções de montagem acabamento que o próprio Michel criou para o habitáculo. O console que divide literalmente ao meio os dois lugares da frente parecem-se mais com a de um F16 do que com a de um sedã. A quantidade de botões e comandos impressiona, deixam dúvidas sobre a praticidade de dirigi-lo

Quando for posto à venda, o Panamera oferecerá quatro motorizações, todas de injeção direta de gasolina: V6 de 3.6 litros de 300 cv, motor que também equipará a versão híbrida, e dois V8 de 4.8 litros, um atmosférico e outro turbo, com 500 cv. Como também é hábito na marca, a Porsche disponibilizará versões de tração traseira ou integral, podendo as caixas de velocidades ser manuais de seis relações ou semi automática de sete.


Características:

Cilindrada: V6 de 3.6l a V8 de 4.8l

Potência: entre 300 e 500 cv

Principal equipamento série: suspensão de amortecimento pneumático, cruise control, bancos ventilados, PSM, pacote esportivo Sports Chrono

Versões: 4, S, 4S, Turbo, Hybrid

Concorrentes a considerar: Aston Martin Rapide, BMW Série 7, Mercedes CLS, Mercedes Classe S

Graças aos motores de injeção direta e à versão híbrida, a Porsche promete consumos e níveis de emissões surpreendentes para a sua nova linha Panamera. O preço não foi divulgado.


Autor: Celso Mathias
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