Após meses de especulação, de fotos de protótipos mal
ou bem camuflados, e imagens oficiais que mostravam partes do carro, a Porsche ganhou
coragem e apresentou a imprensa mundial o seu esperado “Panamera” (esse
é o nome do bólido) ao vivo e em cores.
O Panamera é o primeiro carro da história da marca com cinco
portas e uma vocação familiar. Menor do que a maioria dos seus concorrentes
mais diretos, o Panamera tenta aliar três conceitos aparentemente inconciliáveis:
a versatilidade de um compacto, dada pela forma de dois volumes e pela generosa
porta traseiro; o espaço e conforto só conseguidos com cinco portas e quatro
verdadeiros lugares e uma linha escancaradamente esportiva, própria de um cupê
e inconfundivelmente Porsche.
Na expressão e no gesto de Michael Mauer, nota-se bem o
peso que representa ser, em mais de 60 anos de história, apenas a quarta pessoa
a ter a responsabilidade pelo design dos carros da Porsche. Ele é o autor do
Panamera, um projeto que classificou como o «maior desafio da sua carreira»,
mas cujo resultado o deixou «tranquilo, apesar da enorme responsabilidade que
foi conceber um modelo completamente diferente de todos os outros e com tantas
exigências e inovações ». Apesar de ser um fã confesso do não tão bem sucedido
928 dos anos 80, o primeiro GT da Porsche e igualmente o primeiro a oferecer
verdadeiros quatro assentos.
De fato, não há discussão sobre o nível de conforto de
cada um dos quatro ergométricos assentos do Panamera, nem tão pouco da
flexibilidade que o porta mala e a tampa traseira possibilitam. É mais provável,
se criar dúvidas sobre as soluções de montagem acabamento que o próprio Michel
criou para o habitáculo. O console que divide literalmente ao meio os dois
lugares da frente parecem-se mais com a de um F16 do que com a de um sedã. A
quantidade de botões e comandos impressiona, deixam dúvidas sobre a praticidade
de dirigi-lo
Quando for posto à venda, o Panamera oferecerá quatro
motorizações, todas de injeção direta de gasolina: V6 de 3.6 litros de 300 cv,
motor que também equipará a versão híbrida, e dois V8 de 4.8 litros, um
atmosférico e outro turbo, com 500 cv. Como também é hábito na marca, a Porsche
disponibilizará versões de tração traseira ou integral, podendo as caixas de
velocidades ser manuais de seis relações ou semi automática de sete.
Características:
Cilindrada: V6 de 3.6l a V8 de 4.8l
Potência: entre 300 e 500 cv
Principal equipamento série: suspensão de amortecimento
pneumático, cruise control, bancos ventilados, PSM, pacote esportivo Sports
Chrono
Versões: 4, S, 4S, Turbo, Hybrid
Concorrentes a considerar: Aston Martin Rapide, BMW
Série 7, Mercedes CLS, Mercedes Classe S
Graças aos motores de injeção direta e à versão
híbrida, a Porsche promete consumos e níveis de emissões surpreendentes para a
sua nova linha Panamera. O preço não foi divulgado.