Um desejo que se transforma em voluptuosidade assim que
se liga a ignição desta versão V6 TDI de 240 cv. Seu arranque demonstra de cara
a força brutal que está sob seucapô e ao pé direito do seu condutor. São nada
menos que 500 Nm de binário máximo as 1.500 RPM que nos «empurram» para
prestações que fariam corar de inveja muitos esportivos a gasolina. A subida de
regime é estonteante. Auxiliados pelo cambio manual de seis velocidades, relações
curtas e manuseamento preciso, pode se observar o ponteiro do velocímetro, que
teoricamente esgota nos 250 km/h, verificação pouco aconselhável em países sob
o signo dos radares. Nada especiais são os 6,4 segundos necessários para
acelerar do 0 aos 100 km. As médias de consumo altas, mesmo para um Diesel, que
dificilmente ficam abaixo dos 10 litros aos 100 km.
Na estrada o A5 está longe de ser o carro mais confortável do mercado, já que é sensível a ondulações do asfalto. A direção mostra-se também um pouco pesada a médias velocidades, filtrando em demasia as «informações» que os largos pneus montados em rodas aro 18” vão recolhendo. Entretanto, numa estradinha de montanha, este A5 mostra o seu gênio teutônico, graças à eficácia do sistema quattro de tração integral, servido por um diferencial central Torsen, que autoriza uma dirigibilidade empolgante, distribuindo potência para ambos os eixos e produzindo a sensação que o carro é dirigido sobre trilhos, mesmo quando o piso está escorregadio. Seguro, terrivelmente eficaz e até divertido, o A5 é um carro dedicado ao motorista. A posição de condução é excelente graças às regulagens de banco e volante, mas o sacrifício para os passageiros do banco de trás exigem contorcionismo para entrar e pouco espaço para os pés. É o preço a pagar pelo prazer egoísta de pilotar numa estrada sinuosa aos comandos desta nova jóia da tecnologia alemã.
Audi A5 3.0 TDI V6 quattro. Características:
Motor - 6 cilindros em V, Diesel; Cilindrada - 2.967 cc; Potência -
240 CV/4.400 RPM; Caixa - Manual de 6 velocidades; Tração - Integral; Vel.
Máxima - 250 km/h; 0 a 100 km/h - 5,9 segundos; Consumo cidade/estrada - 7,2
litros aos 100 km
.