Jóia movida a diesel

sábado, 22 de novembro de 2008

Desenhado por Walter Maria de Silva, o badalado designer, italiano apesar do nome, que o considera a sua mais perfeita criação, o Audi A5 é um Cupê 2+2 que vem desafiar a Mercedes CLK e o BMW Série 3 Cupê. Além das linhas personalizadas e apelativas, a recente “jóia” da Audi oferece um potencial dinâmico que o coloca naquele restrito grupo de automóveis que são peças de design e objetos de desejo.

Jóia movida a diesel



Um desejo que se transforma em voluptuosidade assim que se liga a ignição desta versão V6 TDI de 240 cv. Seu arranque demonstra de cara a força brutal que está sob seucapô e ao pé direito do seu condutor. São nada menos que 500 Nm de binário máximo as 1.500 RPM que nos «empurram» para prestações que fariam corar de inveja muitos esportivos a gasolina. A subida de regime é estonteante. Auxiliados pelo cambio manual de seis velocidades, relações curtas e manuseamento preciso, pode se observar o ponteiro do velocímetro, que teoricamente esgota nos 250 km/h, verificação pouco aconselhável em países sob o signo dos radares. Nada especiais são os 6,4 segundos necessários para acelerar do 0 aos 100 km. As médias de consumo altas, mesmo para um Diesel, que dificilmente ficam abaixo dos 10 litros aos 100 km.

Na estrada o A5 está longe de ser o carro mais confortável do mercado, já que é sensível a ondulações do asfalto. A direção mostra-se também um pouco pesada a médias velocidades, filtrando em demasia as «informações» que os largos pneus montados em rodas aro 18” vão recolhendo. Entretanto, numa estradinha de montanha, este A5 mostra o seu gênio teutônico, graças à eficácia do sistema quattro de tração integral, servido por um diferencial central Torsen, que autoriza uma dirigibilidade empolgante, distribuindo potência para ambos os eixos e produzindo a sensação que o carro é dirigido sobre trilhos, mesmo quando o piso está escorregadio. Seguro, terrivelmente eficaz e até divertido, o A5 é um carro dedicado ao motorista. A posição de condução é excelente graças às regulagens de banco e volante, mas o sacrifício para os passageiros do banco de trás exigem contorcionismo para entrar e pouco espaço para os pés. É o preço a pagar pelo prazer egoísta de pilotar numa estrada sinuosa aos comandos desta nova jóia da tecnologia alemã.

                                                    


Audi A5 3.0 TDI V6 quattro. Características:

Motor - 6 cilindros em V, Diesel; Cilindrada - 2.967 cc; Potência - 240 CV/4.400 RPM; Caixa - Manual de 6 velocidades; Tração - Integral; Vel. Máxima - 250 km/h; 0 a 100 km/h - 5,9 segundos; Consumo cidade/estrada - 7,2 litros aos 100 km

 

        

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Autor: Celso Mathias
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