Segura do
crescimento do setor de vinhos e espumantes no Brasil, o grupo Famiglia Valduga
Co. investe em novo projeto e abre uma nova empresa, a Domno do Brasil.
Tal projeto caracteriza-se por duas frentes de negócios: a importação de vinhos
e a elaboração e exportação de espumantes. Em relação à importação de vinhos, a
Domno do Brasil, acredita estar atendendo o perfil do consumidor
brasileiro cuja predileção por importados é latente.
O
pré-lançamento da Domno do Brasil ocorreu na Expovinis 2008, em São
Paulo, com a apresentação da sua primeira marca própria de espumantes, a .Nero,
brut e moscatel. Nessa estréia, a empresa apresentou espumantes com um conceito
despojado e moderno, para consumo em momentos de descontração, para o brinde do
dia-a-dia. Fez sucesso a prática garrafa de 187 ml, ideal para quebrar essa
formalidade do consumo dos espumantes, ainda considerada, por muitos
brasileiros, bebida para ser tomada em ocasiões especiais. O desejo da Domno é
que a .Nero torne todos os momentos especiais.
Muito tempo
de estudo foi consumido para chegar a esse nome e design do rótulo para
passar esse "ar" de exclusividade. O preto do rótulo contrasta com o
brilho e leveza do perlage dos espumantes, o aroma frutado e frescor do paladar
instiga a quem o prova a questionar a origem do seu nome ".Nero"...
"Afinal, o vinho espumante é aquele que se bebe mais com o coração do que
com o paladar", divaga Jones Valduga, Gerente Geral da Domno do Brasil.
No campo da
elaboração e exportação de espumantes a Domno do Brasil vai produzir
novas linhas e começa suas operações com a linha Alto Vale, adquirida da
Famiglia Valduga. Mantendo o padrão de qualidade do grupo, os espumantes Alto
Vale passam, agora, a ser produzidos nas instalações da Domno, pelo
processo charmat longo, imprimindo ao produto mais leveza e frescor.
No segmento
dos importados, a empresa começa a atuar com um parceiro de peso, o argentino Carlos
Pulenta, personalidade do alto escalão daquele país, com seus destacados
vinhos produzidos em sua jovem vinícola em Luján de Cuyo - Mendoza. Desta
empresa, a Domno vai representar linhas como Tomero, Árido, e Vistalba, o Corte
A, Corte B e Corte C.
A Domno trará também vinhos da Sottano, também
argentinos, além de outros rótulos chilenos e outros internacionais ainda em
negociação. "Vamos seguir a filosofia da família, elaborando e
selecionando vinhos e espumantes de alta qualidade, buscando sempre inovar e
colocar na mesa do consumidor brasileiro o que há de melhor no mundo
enológico", afirma Jones Valduga.
A sede da
nova empresa, cujas atividades comerciais iniciaram em agosto de 2008, fica as
margens da RST 470 Km 224 - Garibaldi, terra dos espumantes, em uma área de
mais de 60mil m2. Na primeira produção da
.Nero, produziram 400 mil litros de espumantes.
Linha de produtos
.NERO
Brut .Nero: 60% Chardonnay, 30% Pinot Noir e 10% Riseling,
Moscatel
.Nero: 100% Moscato, tipo asti.
ALTO VALE:
Brut e
Demi-sec – 50% chardonnay; 20% pinot Noir e 30% riesling Itálico, ambos com a
mesma composição, com diferente graduação de açúcar residual no vinho. A
espumante Demi-sec é mais suave
Bag in Box
tinto: cabernet sauvignon seco e suave, com 5 litros.
Bag in Box
branco: malvasia com 5 litros.