A sexta geração do VW Golf não é apenas uma profunda atualização no modelo 2003. É na verdade um novo carro
O Golf é um dos mais importantes carros da história do
automóvel. Uma verdadeira instituição. E mesmo não tendo hoje o peso que já
teve, a verdade é que continua a ser visto como um dos modelos que estabelece o
que são as referências de uma categoria de automóveis. A VW é, naturalmente, a
primeira a levar este estatuto a sério e, menos de cinco anos depois de ter
lançado a sua quinta geração, apresentou agora a sua última evolução. Embora apresentado
como atualização, o Golf VI é na verdade um novo carro
Além da mudança
de visual, a marca apostou em apurar aquelas que são reconhecidas como as maiores
virtudes do Golf. O objetivo foi trazer para o segmento aquilo que até aqui só
os carros de luxo podiam oferecer: requinte, qualidade e um equipamento
exclusivo. Pelo que pudemos constatar, não ficou a sensação de que a VW vá
passar a receber bilionários à porta dos seus concessionários, mas dirigir um Golf
passou a ser uma experiência muito mais agradável. O baixíssimo nível de ruidos
é o que mais impressiona, tal como a resposta dos motores TSI e das caixas DSG.
Igualmente agradáveis são as notícias que a VW vai manter os preços da atual
geração. Ou seja, se quiser um destes, comece já a disponibilizar entre 20 a 30
mil euros. Por enquanto, na Europa, é claro!
SEGURANÇA. Nesta
nova geração, o Golf passa a dispor de 7 airbags (entre os quais um para os
joelhos do condutor), encostos de cabeça ativos e de um ESP atualizado
MOTORES. À exceção do 1.4 de 80 cv, os motores do Golf
VI são todos de injeção direta, apresentando consumos e emissões
consideravelmente mais baixos do que na geração anterior. A linha desdobra-se,
por agora, em quatro versões a gasolina: 1.4 de 80 cv, 1.4 TSi de 122cv e 160
cv e um 1.6 de 102 cv e duas a diesel: 2.0 TDi de 110 cv e de 140 cv. Até ao
final do ano chegarão o 2.0 TDi de 170 cv, um 2.0 TSI de 210 cv (para o GTi) e
o 1.6 TDI do Golf Bluemotion, que promete 3,8l/100 km e emissões de 99 g de CO2
PÁRA-BRISAS. O apuro dos engenheiros da VW em reduzir o
nível de ruído no habitáculo foi ao ponto de terem utilizado uma película
especial de amortecimento de vibrações no pára-brisas. É também aqui que
encontramos os sensores laser do sistema de cruise control ativo
INTERIOR. O habitáculo foi redesenhado, estando mais
atual e ergonômico e com materiais de ainda melhor qualidade. Em matéria de
equipamento, os grandes destaques vão inteirinhos para a tela táctil do sistema
de navegação e para os sistemas de auxílio ao estacionamento: a câmara Park
Pilot e o sistema automático Park Assist que estaciona o Golf praticamente sozinho...
CAIXA. Além da generalização das caixas DSG de 6
velocidades a quase todas as motorizações, o Golf estréia uma nova variante de
7 relações. Pelo menos numa primeira fase esta vai estar apenas disponível com
as duas variantes do motor 1.4 TSI e no 2.0 TDi de 110 cv
SUSPENSÕES. Herdada do Audi TT, a suspensão DCC de
controlo eletrônico de amortecimento é um elemento pouco comum neste segmento e
permite potenciar quer o conforto quer o comportamento, apresentando 3
programas distintos