A cidade de Euclides da Cunha na Bahia amanheceu de luto. Aos 31 anos, vitima de um infarto fulminante, faleceu em São Paulo o médico Pedro Augusto de Santana Jr. Nascido em Feira de Santana, Pedro frequentou na infância e na adolescência, Euclides da Cunha, terra natal da Mãe Nair Macedo filha, de tradicional família da cidade onde o seu corpo foi sepultado diante de muita comoção.
Médico graduado pela Universidade Federal da Bahia e especializado em neurocirurgia o jovem profissional já alcançara lugar de destaque na medicina e ocupava postos importantes nos melhores hospitais do país.
Benquisto na comunidade médica e dono de uma legião de amigos e admiradores, Pedro escolhera a especialidade após acompanhar o drama do pai Pedro Augusto de Santana que falecera em consequência de complicações neurológicas.
Tido como gênio pelos que com ele atuaram na medicina e como um ser especial pelos que com ele conviveram como amigos ou pacientes, Pedro deixa na sua curta, porém profícua trajetória uma lacuna difícil de ser preenchida.
O talento é uma marca das famílias que o geraram. Ele era irmão da cineasta Maria Santana,e tio dos atores Maria Pilar ,Ilya e Irving São Paulo, este último também precocemente desaparecido.
Por tudo que configurou os momentos que antecederam a sua morte, só resta uma conclusão; Maktub!