O Cullinan, chegou com o sugestivamente apelidado de "o diamante dos utilitários".
Construído sobre a chamada "Architecture of Luxury", o Cullinan se mantém fiel à linguagem de design da RR e reúne elementos que remetem diretamente aos sedãs Phantom e Ghost. São característicos o desenho dos faróis, o formato da grade, as portas suicidas e a icônica Spirit of Ecstasy (símbolo presente na extremidade do capô dos carros da marca desde 1911). A carroceria tem formato quadrado, com caimento acentuado do teto na traseira e lanternas relativamente pequenas para as dimensões um grandalhão de 2.660 kg.
Um detalhe interessante, enfatizado a todo tempo pela
marca, é o fato de a arquitetura mecânica ser própria. Em outras palavras, a
base não vem de carros tão "mundanos" como o BMW Série 7 ou o futuro
X7. Ao todo, são 5,34 metros de comprimento (42 cm a menos que o sedã Phantom),
2,16 m de largura e 1,84 m de altura. No porta-malas, o volume disponível varia
entre 600 e 1.930 litros, de acordo com o rebatimento dos bancos e o
"módulo de lazer" escolhido. Cada módulo contém uma gaveta
eletricamente extensível projetada para guardar os equipamentos do esporte ou
hobby favorito do proprietário - seja fotografia, escalada, kitesurf, corrida
de cavalo ou pilotagem de drones.
No interior, o nível requinte faz jus às expectativas dos fãs da marca. O design do painel e do console dianteiro é muito próximo do que já conhecemos do Phantom. Dependendo da versão, o banco traseiro pode ser substituído por dois assentos individuais, divididos por um console-bar que abriga copos de uísque, taças de champanhe e até uma caixa térmica. Além das portas suicidas, o acesso dos passageiros é facilitado pela suspensão a ar que rebaixa até 40 mm no momento do embarque - e logo na sequência volta à altura anterior.
O conforto a bordo é reforçado ainda por um volante aquecido e assentos com aquecimento e ventilação - funções que também chegam aos braços das portas dianteiras e traseiras, aos apoios de braço central dianteiro e traseiro e até à parte inferior da coluna C. Chama a atenção ainda a separação que existe entre os ocupantes e o porta-malas - recurso oferecido pela primeira vez em um SUV. Segundo a marca, há benefícios acústicos e térmicos, até mesmo quando a tampa do bagageiro estiver aberta.
Rolls-Royce Cullinan
Na mecânica, o motor V12 de 6,75 litros entrega 571 cv e 86,6 kgfm de torque, vindo sempre ligado ao câmbio automático de 8 marchas da ZF. O consumo padrão divulgado é de 6,6 km/l. A suspensão a ar funciona com câmaras de ar maiores que as presentes no Phantom e possui amortecedores adaptáveis. Um sistema de câmeras examina o caminho à frente e prepara a suspensão para enfrentar possíveis buracos e imperfeições, priorizando o conforto. Outro destaque tecnológico são os faróis a laser, que alcançam até 600 metros.
O preço da joia não foi revelado, mas previsões iniciam apontam para algo próximo dos 350 mil euros.