Volvo XC60 T8 R-Design uma fera de 400cv

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Tem cara de carro de família... mas são 400 cavalos! Do motor ao infoentretenimento, a tecnologia presente neste automóvel ajuda a fazer dele um dos melhores SUVs do mercado. Longe vai o tempo da Volvo como marca nórdica de futuro incerto com veículos de caráter algo cinzento, mas com uma imagem de forte robustez e durabilidade.

Volvo XC60 T8 R-Design uma fera de 400cv

Hoje, mantendo a identidade nórdica intocável, mas sob controle econômico chinês, a nova Volvo respira energia e é uma marca que mantém o foco (e liderança) na segurança, piscando o olho às tecnologias eletrônicas e lançando produtos virados para um futuro onde a eletrificação é já hoje uma realidade inegável. O novo Volvo XC60 T8 é um exemplo perfeito da filosofia atual da marca. Decalcado em termos de imagem e tecnologia do porta-estandarte XC90, este SUV, que já foi o mais vendido no mundo na sua classe durante largos períodos, experimenta agora uma nova vida onde assume a segurança e preocupação ambiental como bandeiras fundamentais, tentando apontar baterias de novo à liderança do segmento.

Tecnicamente, o novo XC60 T8 recorre, como referido acima, a uma evolução otimizada do conjunto motriz/elétrico que equipa o XC90 T8, a saber, na dianteira, motor turbo de dois litros e 1.969 cc, com injeção direta a gasolina, capaz de debitar 320 cavalos de potência e, na traseira, o gerador elétrico de 65 kW (88 cv) alimentado por baterias de iões de lítio, instaladas sob o piso em posição central, com 10,4 kWh de capacidade. A potência combinada do sistema, que desta forma assegura tração integral e é explorada por uma caixa automática de oito velocidades, é de 408 cv e o binário máximo alcança 640 Nm de forma constante a partir das 2.200 rpm. Com este registo técnico a marca anuncia prestações de excelência para um corpo que pesa uns portentosos 2.115 quilos. Desta forma, e segundo os dados oficiais, o Volvo XC60 T8 cumpre os 0100 km/h em apenas 5,3 segundos e alcança uma velocidade máxima de 230 km/h. Mais importante do que as prestações, num modelo destas características, poderão ser os consumos que a Volvo anuncia: 50km/l, embora o veículo testado tenha encontrado uma média de apenas 14km/l.

O condutor dispõe de cinco modos de condução: tração integral AWD, Pure (condução eco, modo 100% elétrico), Hybrid (uso diário com gestão da utilização completamente automatizada), Power (para condução desportiva onde o sistema elétrico apenas entra em ação como auxiliar) e Offroad (para percursos fora de estrada, com gestão de binário otimizada eletronicamente). Dinamicamente o XC60 é bem-dotado com a suspensão independente (multibraços atrás) a mostrar a sua eficácia no desenrolar da condução. É claro que as mais de duas toneladas obrigam a relativizar a expressão “dinâmica”, mas ainda assim, quer pela suavidade quer pela forma decidida com que nos permite envolver com a estrada, é de salientar a sua valia. A unidade ensaiada tinha jantes de 21 polegadas como opcional instalado que lhe poderá retirar algum conforto e que seguramente o afasta em definitivo de qualquer investida em caminhos mais trialeiros sob pena de estreia vigorosa de marcas no acabamento polido das mesmas.



Os interiores estão ao nível daquilo que já referimos como “nova” Volvo, com crescente qualidade e bons toques de requinte onde não faltam as típicas marcas de identidade nórdica a lembrar o utilizador da origem da marca. Última referência para um número elevado de ajudas à condução e sistemas de apoio e segurança, com destaque para o City Safety e aviso de transposição e manutenção da faixa de rodagem, entre muitos outros.


Ficha técnica:

1.969 cc, 4 cilindros, turbo, tração integral + síncrono de 65kW,

Potência combinada: 408 cavalos, 640 Nm

2,1 l/100 km, 49 g/km CO2

0 - 100 Km/h em 5,3 segundos, vel. máx: 230 km/h

Preço na Europa: € 85.282


Autor: P. Passarinho
Publicação vista 1508 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
Volvo V90 T8 Plug-in Hybrid – classe sueca
Volvo V90 T8 Plug-in Hybrid – classe sueca
Novo GLE Cupê SUV da Mercedes e a versão AMG
Novo GLE Cupê SUV da Mercedes e a versão AMG
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.