Hoje, mantendo a identidade nórdica intocável, mas sob controle econômico chinês, a nova Volvo respira energia e é uma marca que mantém o foco (e liderança) na segurança, piscando o olho às tecnologias eletrônicas e lançando produtos virados para um futuro onde a eletrificação é já hoje uma realidade inegável. O novo Volvo XC60 T8 é um exemplo perfeito da filosofia atual da marca. Decalcado em termos de imagem e tecnologia do porta-estandarte XC90, este SUV, que já foi o mais vendido no mundo na sua classe durante largos períodos, experimenta agora uma nova vida onde assume a segurança e preocupação ambiental como bandeiras fundamentais, tentando apontar baterias de novo à liderança do segmento.
Tecnicamente, o novo XC60 T8 recorre, como referido acima, a uma evolução otimizada do conjunto motriz/elétrico que equipa o XC90 T8, a saber, na dianteira, motor turbo de dois litros e 1.969 cc, com injeção direta a gasolina, capaz de debitar 320 cavalos de potência e, na traseira, o gerador elétrico de 65 kW (88 cv) alimentado por baterias de iões de lítio, instaladas sob o piso em posição central, com 10,4 kWh de capacidade. A potência combinada do sistema, que desta forma assegura tração integral e é explorada por uma caixa automática de oito velocidades, é de 408 cv e o binário máximo alcança 640 Nm de forma constante a partir das 2.200 rpm. Com este registo técnico a marca anuncia prestações de excelência para um corpo que pesa uns portentosos 2.115 quilos. Desta forma, e segundo os dados oficiais, o Volvo XC60 T8 cumpre os 0‑100 km/h em apenas 5,3 segundos e alcança uma velocidade máxima de 230 km/h. Mais importante do que as prestações, num modelo destas características, poderão ser os consumos que a Volvo anuncia: 50km/l, embora o veículo testado tenha encontrado uma média de apenas 14km/l.O condutor dispõe de cinco modos de condução: tração integral AWD, Pure (condução eco, modo 100% elétrico), Hybrid (uso diário com gestão da utilização completamente automatizada), Power (para condução desportiva onde o sistema elétrico apenas entra em ação como auxiliar) e Offroad (para percursos fora de estrada, com gestão de binário otimizada eletronicamente). Dinamicamente o XC60 é bem-dotado com a suspensão independente (multibraços atrás) a mostrar a sua eficácia no desenrolar da condução. É claro que as mais de duas toneladas obrigam a relativizar a expressão “dinâmica”, mas ainda assim, quer pela suavidade quer pela forma decidida com que nos permite envolver com a estrada, é de salientar a sua valia. A unidade ensaiada tinha jantes de 21 polegadas como opcional instalado que lhe poderá retirar algum conforto e que seguramente o afasta em definitivo de qualquer investida em caminhos mais trialeiros sob pena de estreia vigorosa de marcas no acabamento polido das mesmas.
Ficha técnica:
1.969 cc, 4 cilindros, turbo, tração integral + síncrono de 65kW,
Potência combinada: 408 cavalos, 640 Nm
2,1 l/100 km, 49 g/km CO2
0 - 100 Km/h em 5,3 segundos, vel. máx: 230 km/h
Preço na Europa: € 85.282