

Hoje, mantendo a identidade nórdica intocável, mas sob
controle econômico chinês, a nova Volvo respira energia e é uma marca que
mantém o foco (e liderança) na segurança, pisc
ando o olho às tecnologias eletrônicas
e lançando produtos virados para um futuro onde a eletrificação é já hoje uma
realidade inegável. O novo Volvo XC60 T8 é um exemplo perfeito da filosofia
atual da marca. Decalcado em termos de imagem e tecnologia do porta-estandarte
XC90, este SUV, que já foi o mais vendido no mundo na sua classe durante largos
períodos, experimenta agora uma nova vida onde assume a segurança e preocupação
ambiental como bandeiras fundamentais, tentando apontar baterias de novo à
liderança do segmento.
o
gerador elétrico de 65 kW (88 cv) alimentado por baterias de iões de lítio,
instaladas sob o piso em posição central, com 10,4 kWh de capacidade. A
potência combinada do sistema, que desta forma assegura tração integral e é explorada
por uma caixa automática de oito velocidades, é de 408 cv e o binário máximo
alcança 640 Nm de forma constante a partir das 2.200 rpm. Com este registo
técnico a marca anuncia prestações de excelência para um corpo que pesa uns
portentosos 2.115 quilos. Desta forma, e segundo os dados oficiais, o Volvo
XC60 T8 cumpre os 0‑100
km/h em apenas 5,3 segundos e alcança
uma velocidade máxima
de 230 km/h. Mais importante do que as prestações, num modelo destas características, poderão ser os consumos que a Volvo anuncia: 50km/l,
embora o veículo testado tenha encontrado uma média de apenas 14km/l.

O condutor dispõe de cinco modos de condução: tração
integral AWD, Pure (condução eco, modo 100% elétrico), Hybrid (uso diário com
gestão da utilização completamente automatizada), Power (para condução
desportiva onde o sistema elétrico apenas entra em ação como auxiliar) e Offroad
(para percursos fora de estrada, com gestão de binário otimizada
eletronicamente). Dinamicamente o XC60 é bem-dotado com a suspensão
independente (multibraços atrás) a mostrar a sua eficácia no desenrolar da
condução. É claro
que as mais de duas toneladas obrigam a relativizar a
expressão “dinâmica”, mas ainda assim, quer pela suavidade quer pela forma
decidida com que nos permite envolver com a estrada, é de salientar a sua
valia. A unidade ensaiada tinha jantes de 21 polegadas como opcional instalado
que lhe poderá retirar algum conforto e que seguramente o afasta em definitivo
de qualquer investida em caminhos mais trialeiros sob pena de estreia vigorosa
de marcas no acabamento polido das mesmas.

Ficha técnica:
1.969 cc, 4 cilindros, turbo, tração integral + síncr
ono
de 65kW,
Potência combinada: 408 cavalos, 640 Nm
2,1 l/100 km, 49 g/km CO2
0 - 100 Km/h em 5,3 segundos, vel. máx: 230 km/h
Preço na Europa: € 85.282