BMW 530e iPerformance – classe e tecnologia

segunda-feira, 1 de maio de 2017

É o sexto membro da família iPerformance da BMW e apresenta um rol de características que dão que pensar. Está embebido de tecnologia e é um bom exemplo de que o futuro está… aqui. Passo a passo, conheça conosco o novo BMW 530e iPerformance. Potência e autonomia: combina um motor de combustão de 2.0 litros com 184 cv e um binário de 320 Nm com um motor elétrico com 95 cv e um binário máximo de 250 Nm.

BMW 530e iPerformance – classe e tecnologia


Quando combinada, a potência máxima é de 252 cv e o binário de 420 Nm, enquanto as emissões de CO2 são de 44 g/km. O registro dos 0 aos 100 km/h é de 6,2s e a velocidade máxima de 235 km/h. A autonomia é de 650 km e de 50 km em modo exclusivamente elétrico, aqui com uma velocidade máxima de 140 km/h. os consumos anunciados deste híbrido plug-in são de consumos de 1,9l/100 km.

Bateria e carregamento: o pack de baterias de alta voltagem consiste em células de iões de lítio com uma capacidade total de 9.2 kWh. Estas estão colocadas sob os bancos traseiros para poupar espaço e incluem um sistema de refrigeração com um circuito integrado de baixa temperatura. A bateria de alta voltagem pode ser totalmente carregada em menos de cinco horas a partir de uma tomada doméstica e em menos de três horas se recorrermos a uma BMW i Wallbox, com uma capacidade de carga de 3.7 kW. O espaço de bagageira é de 410 litros e conta com um piso de compartimento de carga plano.

Transmissão: surge com tração traseira e uma transmissão Steptronic de oito relações. Devido ao posicionamento do motor elétrico, a troca de relações é feita em modo totalmente elétrico, o que dispensa o conversor de binário.

BMW Digital Charging Service: é uma das novidades, com a marca a tronar-se na primeira a oferecer um sistema otimizado de carregamento de bateria. É baseado em duas funções: otimização do carregamento da bateria em termos de tarifas e energia solar. No primeiro caso ajusta o carregamento à tarifa elétrica do consumidor, de forma a fazer o carregamento com o menor custo possível. No segundo, caso o proprietário tenha uma BMW Wallbox Connect, pode fazer o carregamento através da energia gerada pelo seu sistema de energia solar. A partir de 2018 estará também disponível o BMW Wireless Charging que permite o carregamento sem a necessidade de se recorrer a cabos.

Driving Experience Control: inclui o Sport, Comfort e Eco Pro. Estes podem mudar-se através de um botão, o eDrive. Na gestão de ambos os motores durante a condução há: Auto eDrive; Max eDrive e Battery Control. No primeiro caso é feita uma interação automática para garantir a melhor ‘correlação de forças’ entre o motor de combustão e elétrico e a velocidade máxima em elétrico pode ir até aos 90 km/h. É o modo que está automaticamente ativo desde o arranque.

No Max eDrive o condutor tem apenas disponível o motor elétrico, com a velocidade limitada a 140 km/h. se carregarmos a fundo no pedal, o modo Max eDrive é desativado e passamos a rodar com o motor de combustão. No Battery Control o condutor pode fazer a gestão da carga da bateria manualmente. Num valor que varia entre os 30 e 100%, o condutor pode selecionar e guardar determinada percentagem de bateria para um período de condução em que queira ir em modo 100% elétrico ou para uma parte específica do percurso.

Sistemas de assistência à condução: o condutor pode controlar e visualizar todas as funções – como navegação, telefone, entretenimento – do veículo através de uma tela (opcional) de 10.25”, através do toque ou do assistente por voz. Como opção há também o controle por gestos. Em termos de sistema de assistência à condução, entre outros, há: assistente de mudança de faixa e assistente de mudança de direção; cruise control ativo (opção) assistência à manutenção na de faixa rodagem; limitador de velocidade.

Conectividade: a BMW é o primeiro construtor com Microsoft Office 365 que permite fazer a gestão deste através do veículo. Há também o sistema ParkNow que nos permite reservar e pagar antecipadamente os lugares em parques de estacionamento. Já o On-Street Parking Information informa o condutor das opções de estacionamento numa área específica de uma cidade, por exemplo, mostrando-as ao condutor na tela digital. Com BMW Connected, através da plataforma Open Mobility Cloud, os utilizadores podem conectar os seus smartphones e podem aceder às funcionalidades do veículo através destes.

É ou não, o futuro no pressente?


Autor: André Duarte
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