O corta gotas é um acessório simples que ajuda a servir o vinho com praticidade e elegância, evitando que gotas escorram pelas paredes da garrafa e manchem, por exemplo, a toalha de mesa.
Mas ainda assim, imprevistos acontecem, como derramar vinho na própria roupa, e podem acabar com a sua festa. Para evitar que isso ocorra, preparamos uma seleção de dicas mais conhecidas, simples e práticas para ajudar a tirar as manchas sem deixar nenhuma marca no tecido.
Porém, dois detalhes são muito importantes para que a limpeza seja um sucesso. Um é agir com rapidez e, de preferência, antes da bebida secar, pois é mais fácil remover a mancha ainda úmida. Já o outro é que, antes de tentar remover a marca, se coloque um pouco do produto usado para a remoção em alguma área, pouco visível, do tecido. Se manchar ou desbotar tente outro método.
Leite
Para manchas pequenas, despeje o leite sobre ela, e deixe que dilua. Vá retirando os excessos com papel toalha, pelos dois lados da mancha, sem esfregar, porque isso pode ajudar o vinho a se alojar no tecido. Para manchas maiores, mergulhe o tecido em uma panela com leite e ferva a mistura. Após ferver, deixe-o de molho até que a mancha suma.
Vinho branco
Ao derramar vinho tinto no tecido, use vinho branco na mancha. Retire o excesso do líquido com guardanapo de papel, despeje um pouco de vinho branco por cima e, novamente, retire o excesso de vinho branco com o guardanapo, enquanto a mancha some. Em seguida, se puder, lave a peça com água e sabão.
Limão e Sal
Neste método, assim que o vinho for derramado, coloque bastante sal e suco de limão na marca. Aguarde enquanto a mistura age no tecido, o que pode levar de 30 minutos a 1 hora, até que a mancha seja completamente retirada.Depois, esfregue e lave com água e sabão. Se a roupa for branca, coloque no sol para secar e, se for colorida, deixe em algum local na sombra. Quando terminar é importante lavar bem as mãos para evitar manchar a pele.
Água oxigenada e sabão
Misture partes iguais de sabão ou detergente líquido e água oxigenada. Despeje sobre a mancha e deixe descansando por um minuto, depois, enxague a região e repita o processo até a mancha desaparecer. Aí, é só lavar normalmente com água e sabão.
Alvejantes
Por fim, caso o vinho tenha secado, utilize os alvejantes disponíveis no mercado, principalmente, os que não utilizam cloro em sua composição, e siga à risca as instruções das embalagens.
Agora que já sabe como tirar manchas de vinhos, aproveite para experimentar agora, um bom vinho. Cheers!