Num mundo dominado pela armada germânica – Audi, BMW e Mercedes – a classe britânica deste Jaguar XE agrada, e só peca mesmo um pouco no habitáculo e no espaço do banco detrás. Não é fácil ser diferente num segmento, também ele, dominado pelas marcas alemãs, que oferecem produtos de alto valor, mas a que este Jaguar XE já combate de cabeça bem levantada. Cientes das maiores pechas, face à forte concorrência, a Jaguar desenvolveu um automóvel totalmente novo, com um bom comportamento, elevado nível de conforto e um motor que tem tanto de potente como de pouco guloso.
Anovaplataforma do carro foi construída com mistura de aço e alumínio, que tornou o
XE bem mais leve, facto que se reflete imenso na sua condução, sendo, também
por isso, um carro confortável e ao mesmo tempo muito eficiente. A dinâmica de
condução anda muito perto da excelência, dentro do contexto da motorização
que tem, e este novo motor Ingenium turbo diesel de 2.0 litros é mesmo uma
grande mais valia. Esta versão de 180 cv permite uma grande desenvoltura
na condução e quando a isso se junta um bom chassis e suspensões, com um
equilíbrio praticamente perfeito entre o conforto e eficiência na estrada,
permitem que este XE possa chegar depressa às curvas sem dar o menor sinal de
se querer desviar da trajetória, ficando a sensação que o teríamos que provocar
bem mais para que isso sucedesse. A eficiência das suspensões deste XE é um
detalhe com que fiquei muito bem impressionado. A sensação que fica é que o
carro é bem mais leve que os quase 1500 kg que tem, pois não é natural um carro
deste porte ser tão ágil. O motor é muito agradável de utilizar e completa-se
com a caixa automática de oito velocidades, mais parecendo um casal que se
conhece há muito tempo e sabe exatamente o que cada um necessita para
contribuir com o melhor de si em cada momento, sendo que este bloco
Ingenium, a nova geração de motores da marca, é muito pouco gastador, sendo
possível consumos ‘despreocupados’ abaixo dos 6,2l/100Km.
Ironicamente, os carros alemães são muito populares, mas
não consegui encontrar detalhes significativos em que este Jaguar XE fique a
perder para um modelo equivalente das marcas bávaras. Também é verdade que
optar por um BMW ou Mercedes parece bem mais fácil, pois este Jaguar parece-me
um carro para um tipo de cliente mais tradicional e menos irreverente.
Facilmente vejo um homem de meia idade com uma prancha de surf em cima do seu
BMW, mas já não ‘vejo’ o mesmo ‘filme’ sendo um Jaguar. É assim, a percepção.
Mas quando se guia o carro e se conhece a concorrência percebe-se que o Jaguar
pode percepcionar um tipo de cliente de mais idade, mas a dinâmica e
performance deste carro já não dizem nada disso, bem antes pelo contrário, e
essa é mais uma vitória da Jaguar.
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FICHA TÉCNICA
Preço 49 254 € (em Portugal)
Jaguar XE 2.0D Prestige Auto
Motor 4 cil. Linha turbodiesel 1999 cc; Potência 180
cv/4000 rpm; Binário 430 Nm/1750-2500 rpm; Transmissão Traseira, caixa
automática de 8 vel; Suspensão Duplo triângulo sobreposto fr./eixo multibraço
independente tr. Freios DV/D; Peso 1565 kgs Mala 450 lts; Depósito 56 lts;
Vel.máx 230 km/h; Acel. 0-100 km/h 7,8 s Consumo médio 4,2 l/100 km; Consumo
médio: 5,8 l/100 km; Emissões CO2 109 gr/km.