Por causa de sua cor vermelha, o Inglês chamou-o "French Claret" ou o "vinho francês claro", ou o "vinho tinto francês".
Mas então, qual é a diferença entre o Rosé e o Clairet?
Rosé e Clairet são ambos derivados da fermentação de uvas tintas, geralmente Merlot para proporcionar sabores máximos de fruto. Sementes de uva são prensadas, e este é o lugar onde tudo acontece: o suco mais macerados para Clariet, então temos um mais colorido suco (devido às antocianinas da pele das uvas) e às vezes um sabor mais forte, frutado e delicioso, realmente muito próximo ao que é chamado de tinto "light".
E nós amamos esses tintos frescos, geralmente menos ácidos do que os rosés e muito fáceis de beber!
Obviamente é no terraço, se possível com os pés na água da piscina que você aproveita o melhor do Clariet, esse vinho intenso com nuances de morango, groselha e grenadine, com muito frescor, leveza aveludada e um pouco tânico. Tudo que amamos para apreciar um bom vinho!
No final dos acepipes e papos na varanda, você pode continuar com o Clairet para acompanhar o jantar e, havendo ainda vinho na garrafa ao final do aperitivo, abra uma segunda garrafa. A grande vantagem de Clariet é que ele combina perfeitamente com pratos considerados difíceis para harmonizar. Por exemplo, saladas, carnes grelhadas com especiarias e churrascos com molho campanha.
Clairet
la Bretonniere disponível para venda por apenas R$ 125,00 – 75 99370237
Mas o Clariet não é só uma bebida sazonal de inverno. Você pode muito bem bebê-lo no inverno acompanhando sushis ou pratos asiáticos com curry e leite de coco.
Ao contrário do que alguns alardeiam, os clairets não são vinhos tintos velhos que ninguém quer. De modo nenhum! O legítimo Clariet é uma bebida rara, relativamente difícil de encontrar no exterior, ou até mesmo na França onde é produzido.
O Clairet sobreviveu aos séculos para se firmar como vinho único. A sua produção é agora confidencial. Bem ... por assim dizer. Certamente que representa apenas 1% da produção de Bordeaux, o que significa algo como cinco milhões de garrafas.
É um vinho para quem tem “Savoir faire”!