O VINHO
TIPO: Tranquila CATEGORIA: Ícone COR: Tinto
DESIGNAÇÃO DE ORIGEM: DOP Douro REGIÃO: Douro
PAÍS DE ORIGEM: Portugal
NOTAS DE PROVA - Barca Velha 2004 tem uma intensa cor ruby e um aroma de grande harmonia e complexidade, com forte presença de frutos vermelhos bem maduros, nuances florais de alfazema e violeta, e uma excelente componente de especiarias. Na boca é volumoso, tem uma acidez viva e bem integrada, com taninos bem presentes e de excelente qualidade. À fruta vermelha, que ainda se revela fresca, juntam-se notas de especiarias e balsâmicas. O final é muito longo e complexo, com uma delicadeza e simultânea estrutura assinaláveis.
ANO VITÍCOLA - 2004 foi um ano quente e seco.
Apesar de no Inverno e
Primavera ter chovido pouco, reduzindo a incidência de doenças, o início de Setembro ameaçava uma situação sanitária desfavorável devido à precipitação anormalmente elevada em Agosto (2º mês mais chuvoso do ano). Felizmente, as condições inverteram-se com uma vindima muito quente e seca, iniciada em meados de Setembro e que durou até ao final de Outubro, registando-se nesta fase final já fortes chuvadas, mas que acabaram por não afetar a qualidade das uvas mais sensíveis, entretanto colhidas.
ENÓLOGO: Luís Sottomayor
CASTAS: 40% Touriga Nacional, 30% Touriga Franca, 20% Tinta Roriz, 10% Tinto Cão.
VINIFICAÇÃO - As uvas
colhidas à mão para Barca Velha 2004
foram vinificadas por castas separadas ou em lotes escolhidos na vinha e/ou à recepção na adega da Quinta da Leda. Após desengrace total e suave esmagamento, a fermentação alcoólica decorreu em cubas de aço inoxidável e lagares robóticos.
Durante este período, procedeu-se a remontagens por bomba e "pigeages" com robôs, com temperatura controlada por sistema automático. Realizou-se também uma longa maceração pelicular para se obter a extração aromática e polifenólica desejada. No final, e no momento exigido por cada casta/lote, o vinho foi encubado e as suas massas prensadas, sendo o vinho resultante da prensagem conservado à parte do de lágrima.
MATURAÇÃO - Os vinhos foram transportados para V.N. de Gaia logo após o final da maceração, onde depois das fermentações de acabamento foram submetidos a um estágio em barricas de carvalho francês de 225 litros de capacidade, 75% madeira nova e 25% madeira usada, durante aproximadamente 16 meses.
O lote final foi elaborado com base na seleção continuada dos melhores vinhos, resultante das inúmeras provas e análises efetuadas durante este período aos diferentes lotes e barricas existentes. Para preservar a sua mais alta qualidade, Barca Velha 2004 foi engarrafado sem tratamento, sendo, portanto natural a formação de depósitos.
GUARDAR - Apesar de pronto a consumir desde já, Barca Velha tem um longo potencial de guarda e evolui positivamente em garrafa, desde que esta seja mantida deita, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. O apogeu? Talvez 15-20 anos após colheita, prevendo-se contudo que se mantenha vivo por um período até hoje indeterminado.
SERVIR - A garrafa deverá ser colocada 'ao alto' na véspera e aberta 2 a 3 horas antes de ser servido. Deve ser cuidadosamente aberto e decantado algumas horas antes de ser consumido. Servir entre 17ºC-20ºC.
DESFRUTAR - Acompanha pratos mais cuidados de carne, caça e mesmo alguns queijos, com sabores requintados e bem integrados.
DETALHES TÉCNICOS - Álcool: 13,5% | Acidez Total: 5,49 g/l (ácido tartárico) | Açúcar: 3 g/l | pH: 3,57
IMAGEM INESQUECÍVEL - Em Vila Nova de Gaia, num dos velhos armazéns da Casa Ferreira (também conhecida por “A Ferreirinha”). A empresa e a marca pertencem hoje à Sogrape. Esta fotografia foi tirada na sala de provas. As garrafas presentes, de vinho do Porto, vão passar o exame. Pela janela, avistam-se antigos edifícios da cidade do Porto.
Você encontra algumas garrafas dessa safra na Casa do Porto Alameda Franca, 1225 – Jardins - São Paulo - SP CEP 01422-001 Telefone:(11) 3061-3003 E-mail: sp@casadoporto.com