Voando na fantasia

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Hotelicoptero...Sim, é isso mesmo. Agora dá para convidar 18 casais e sair pelo mundo a bordo do Hotelicoptero? Um gigantesco Mil V-12 soviético totalmente remodelado para oferecer o mesmo conforto de um hotel cinco estrelas. São 18 suítes de casal equipadas com antirruído, minibar, wireless para acesso a internet, TV flat screen e todas as amenidades dignas de um ótimo serviço. Se você acha que a mordomia pode ficar melhor, que tal saber que ainda é possível obter:

Voando na fantasia


Serviços de baby-sitting, instrutor de yoga, hidromassagem e SPA? O Hotelicoptero também tem sala de jogos para distrair os passageiros-hóspedes.

Um antigo helicóptero russo foi recuperado e transformado num enorme e luxuoso hotel voador. Não parece difícil de acreditar nos tempos que correm em que a tecnologia nos habituou a verdadeiros prodígios. Porém essa mesma tecnologia dispõe também dos meios para nos iludir e o Hotelicoptero é uma mera realidade virtual. Verdade ou ilusão, qual é a diferença aos nossos olhos?

Recentemente uma notícia correu a internet e difundiu-se com a velocidade que só ali é possível: em poucos dias uma série de sites de referência, blogs, redes sociais e correntes de mail anunciavam a inauguração breve de um fantástico hotel voador montado num antigo helicóptero russo. Imagens e filmes ilustravam a notícia e faziam pasmar os mais incrédulos. Podiam até fazer reservas em www.hotelicopter.com. E se tudo não passasse uma fraude?

Seria muito interessantíssimo esse ‘Hotelicoptero’ se não fosse apenas uma, digamos, fraude montada por uma empresa de turismo. Na verdade, uma genial campanha publicitária!

Foi o que aconteceu. A internet tem destas coisas. O Hotelicoptero não passou de uma bem sucedida ação publicitária mascarada de mentira do primeiro de Abril montada pela empresa turística Yotel. Tudo foi pensado com inteligência e ao pormenor de modo a tornar credível o acontecimento. Primeiro a notícia foi posta a circular por um anónimo. Era acompanhada de explicações detalhadas acerca da tecnologia subjacente, incluindo o facto de o antigo helicóptero russo ter demorado cinco anos a ser transformado.

Mais alguns dados técnicos, dimensões, datas de lançamento e um conjunto de imagens mostrando o aparelho, os luxuosos quartos no seu interior e ainda um vídeo completavam a campanha, onde não faltava um site (repleto de publicidade, note-se) onde era possível fazer a reserva de um quarto para o voo inaugural. Muito convincente e muitos se convenceram. A notícia espalhou-se pela internet com a rapidez de um vírus. Este é, aliás, o tipo de assunto que colhe um interesse generalizado junto da maioria dos internautas.

Mais tarde, quando um porta-voz da Yotel veio, com algum humor, revelar toda a verdade dos factos, a comunidade de internautas deslumbrados com a notícia recebeu-a com algum amargo de boca. Porque não haveria de ser verdade uma máquina daquelas num mundo onde a tecnologia torna tudo possível? Estamos habituados a confiar demasiado na realidade virtual da internet. Se, há alguns anos atrás, se dizia que não se devia confiar em tudo o que se lia, hoje em dia não é menos verdade que não se pode confiar em tudo o que os nossos olhos veem

Autor: Adolfo de Castro
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