A grelha dianteira tem uma ‘guelra de tubarão’ incorporada em ambos os lados, que percorre o farol e é realçada pelas luzes LED diurnas. A aba dos para-lamas é robusta, de forma a destacar a tração traseira do veículo. Já a silhueta é ininterrupta, realçando o perfil afilado do habitáculo. O gráfico da janela lateral é acabado em alumínio brilhante. Outro fato a destacar é a falta dos pilares B, que não comprometeu o design elegante da Jaguar. As rodas do F-TYPE Cupê são de 18 polegadas.
Bancos esportivos de ajuste eletrônico
No seu interior, o F-TYPE Cupê tem o habitáculo orientado para o condutor, e na versão R usa bancos esportivos com apoios laterais de ajuste elétrico. O painel de instrumentos, apoio de braços e outras partes são acabados em couro, e pode optar-se pelo forro do teto em couro ou Suedecloth. O cliente pode optar por três sistemas de som, com 10 ou 12 alto falantes, e o melhor de todos, o Trifield, pretende dar o ambiente de uma sala de concertos ao carro.
Para controlar de forma segura os 550 cv de potência, as suspensões do veículo têm uma calibração específica, conjugadas com várias tecnologias como o Diferencial Ativo Eletrônico e a Vetorização do Binário através da frenagem – uma novidade na Jaguar. A resposta do F-TYPE Cupê é ainda mais melhorada através do Sistema Adaptativo e o Modo Dinâmico Configurável da suspensão esportiva. A frenagem pode ser assegurada, como opção nas variantes R e S, por freios cerâmicos em carbono, muito resistentes à fadiga.
Caixa de velocidades Jaguar Quickshift
A caixa de velocidades de todas as versões é a Jaguar Quickshift de oito velocidades, que pode ser controlada integralmente de forma sequencial, através de uma alavanca central ou das patilhas no volante. O F-TYPE Cupê chega para complementar a gama atual do F-TYPE Convertible, que inclui motores V6 340 CV, V6 380 cv e V8 S de 495 cv.
Motores potentes V6 ou V8
Ao nível de propulsor, o F-TYPE Cupê está equipado com um V6 3.0 l sobrealimentado, que atinge 340 cv de potência e 450 Nm de binário, o que resulta numa velocidade máxima limitada eletronicamente de 260 km/h. Já o S Cupê propõe um bloco V6 3.0 l sobrealimentado a gasolina, que debita uma potência de 380 cv e 460 Nm, limitando a velocidade eletronicamente aos 275 km/h. Todos os veículos da gama F-TYPE dispõem de um sistema Inteligente Stop/Start, que desliga o motor de forma automática quando a viatura está imobilizada e o condutor mantém o pé no freio. Assim que o freio deixa de ser premido, o motor é novamente ligado ainda antes de o condutor colocar o pé no acelerador.
Já o F-TYPE R Cupê dispõe de um potente motor V8 de 5.0 l, sobrealimentado, debitando uma potência de 550 cv e 680 Nm de binário. Este permite uma velocidade máxima de 300 km/h (limitada eletronicamente), demorando apenas 4,2 segundos do 0 aos 100 km/h. Este tem uma injeção direta com pulverização direcionada. O R Cupê é, de resto, o topo de linha entre as três versões desta ‘família’.
Características:
Transmissão – automática, oito velocidades quickshift
Tempo 0-100 km/h em segundos: 5,3 (F-TYPE Cupê), 4,9 (F-TYPE S Cupê), 4,2 (F-TYPE R Cupê).
Velocidade máxima limitada eletronicamente: 260 km/h (F-TYPE Cupê), 275 km/h (F-TYPE S Cupê), 300 km/h (F-TYPE R Cupê).
Potência maxima: 340 cv (F-TYPE Coupe), 380 cv (F-TYPE S Coupe), 550 cv (F-TYPE R Coupe)
Binário máximo: 450 Nm (F-TYPE Coupe), 460 Nm (F-TYPE S Coupe), 680 Nm (F-TYPE R Coupe)
Consumo combinado: 8,8 l/100 km (F-TYPE Coupe), 9,1 l/100 km (F-TYPE S Coupe), 11,1 l/100 km (F-TYPE R Coupe)
Emissões de dióxido de carbono: 205 g/km (F-TYPE Cupê), 213 g/km (F-TYPE S Cupê), 259 g/km (F-TYPE R Cupê).
No Brasil, a Jaguar comercializa desde agosto a versão conversível – com preços que vão de R$ 419,9 mil a R$ 559,9 mil. O F-Type Cupê é esperado no mercado brasileiro no próximo ano.