A Aston Martin parece ter gostado da ideia de fazer carros exclusivos. Depois de esgotar o estoque do One-77 (apenas 77 unidades do modelo foram vendidas ao preço médio de US$ 1,8 milhão), a marca conquistou novos clientes com perfil parecido ao lançar o Vanquish. O novo carro é uma espécie de One-77 comedido no preço (faróis, grade e linha de cintura são inspirados no modelo milionário), mas sem a limitação de unidades.
Enquanto o primeiro carregava sob o capô um poderoso V12 de 750 cv, acelerava de 0 a 100 km/h em menos de 3,7 s e chegava a 354 km/h de velocidade máxima, o Vanquish traz motor de doze cilindros, mas com "somente" 573 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,1 segundos e a velocidade final é de 295 km/h.
O carro é feito sobre a plataforma VH, utilizada por todos os modelos da Aston Martin, à exceção do One-77.
Apresentado como conceito no Concorso d’Eleganza Villa d’Este de 2009 (com o nome AM 310), o Vanquish ganhou as ruas em 2012 e terminou sendo eleito o esportivo do ano.
Bem como a sua potência extra, o mais recente Aston motor V12 tem um pico de torque impressionante de £ 457 pés Isso não chegam até 5500rpm, mas o comando de válvulas variável garante uma reserva muito mais forte de poder puxar a rotações mais baixas do motor do que no DBS.
O Vanquish pode “voar” de 0-100 km/h em 4,1 segundos, mas a verdadeira alegria está na suavidade como ele atinge altas velocidades. O motor V12 uivo fica um pouco demasiado insistente, se você está no modo Sport. Melhor deixá-lo na configuração normal, onde parece deliciosa e é pouco menos responsivo.
Este é um carro robusto, mas de direção, rápido preciso se faz sentir ágil e os freios são de primeira classe.
Há três configurações para os amortecedores adaptativos, mas nenhum impede o corpo do carro da ascensão e queda abrupta nas estradas severamente onduladas - um Jaguar XKR lida melhor com elas.
Familiar, mas diferente. Você senta-se confortável com instrumentos requintados à sua frente, incluindo um novo console central, com seus novos controles sensíveis ao toque que funcionam como tela de um iPhone.
Alumínio e couro encerado abundam, com guarnição e muitas opções de acabamento disponíveis. Os dois pequenos bancos traseiros são pouco mais do que espaços de armazenamento, mesmo assim, 60% maior do que o do DBS.
O novo Vanquish é o melhor da atual geração Aston, e concorre diretamente com o Bentley Continental GT Speed e a Ferrari F12.