EXCLUSIVO; ALPINE A110-50

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Após algum mistério e fugas de informação na Internet, acaba de ser revelado o novo Concept Renault Alpine A110-50, que celebra o 50º aniversário do Alpine A110 e cujas linhas são claramente inspiradas no concept DeZir revelado há dois anos. Com carroceria em fibra de carbono, este concept Alpine recorre imensamente dos ensinamentos transmitidos pela Renault Sport, utilizando por exemplo a base técnica do Mégane Trophy.

EXCLUSIVO; ALPINE A110-50


Com chassis tubular fortalecido ‘roll cage’ trabalhado para se adaptar à menor altura deste modelo, a marca trabalhou no capítulo da distribuição de pesos, com 47,8 por cento colocado à frente.

Em termos estéticos, este cupê beneficia de apurado trabalho aerodinâmico (recorrendo à mesma tecnologia usada na F1), com o chamado efeito-solo determinando sua concepção: à frente um splitter oculto gera uma carga aerodinâmica mais elevada para agarrar a dianteira ao asfalto, enquanto na traseira essa função é desempenhada pelo difusor, que acelera a passagem do fluxo de ar pelo carro. Além disso, conta com a ajuda de um aileron traseiro ajustável. Com 2,62m de distância entre eixos, o Alpine A110-50 conta ainda com vias largas e rodas de 21 polegadas com porca central e pneus Michelin homologados para estrada.

Os amortecedores podem ser ajustados e existem uma série de opções de afinação para a suspensão ao nível de cambagem das rodas, alinhamento, barra anti-aproximação ou altura ao solo. De fora ficam ajudas como o ABS e controle de tração. No nível dos freios, os discos de 356 mm de diâmetro à frente e 330 mm atrás ajudam a desacelerar rapidamente.

No interior, nota para a presença da fibra de carbono e o preto como cor dominante. O condutor e o passageiro tiram partido de bacquets, enquanto painel de instrumentos é minimalista, com muitas das informações para o condutor a serem projetadas no volante criado pela Renault Design e inspirado na Fórmula Renault 3.5.

Por fim, o motor: trata-se de um V6 de 3.5 litros montado em posição central traseira, capaz de debitar 400 cv de potência, contando novamente com elementos inspirados na competição. A transmissão é sequencial de seis velocidades. Destaque ainda para o sistema de telemetria fornecido pela Magneti-Marelli, que gere e reúne dados da gestão do motor, e caixa de velocidades, por exemplo.


Autor: Byagn
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