Há três anos e cinco meses à frente da administração do município, Fátima Nunes é responsável por um elenco de realizações expressivas em Euclides da Cunha. “Estamos trabalhando em ritmo acelerado, tentando recuperar o tempo perdido. Nossa equipe de técnicos não para de conceber projetos e procuramos realizá-los, com recursos próprios ou em parceria com o governo estadual e federal, que estão tendo uma presença muito forte”, completa.
No pacote de obras em execução, que estão absorvendo mais de 60 milhões, estão a pavimentação da BA-220, trecho entre Aribicé e Euclides da Cunha; construção do campus do Instituto Federal de Educação e Tecnologia da Bahia; ampliação da Adutora do Cru; Praça do PAC II; escola modelo; cobertura da feira-livre; segunda etapa do programa Minha Casa, Minha Vida.
Na pavimentação, aproximando-se dos 200 mil metros quadrados na atual gestão, metade na sede e metade nas comunidades rurais, recorde na história de Euclides da Cunha, mais 12 povoados estão ganhando o melhoramento, com ruas calçadas e urbanizadas: Pai João, Barriguda, Ruilândia, Campo Grande, Serrania, Ferro de Engomar, Soares, Junco, Cipó, Massacará, Serra Branca, Serra Vermelha.
Também já se encontra em avançado estágio de construção uma Creche Modelo, com capacidade para atender a até 500 crianças, em tempo integral, com estrutura para recebê-las com segurança e conforto. É a segunda no município – a primeira, no bairro do Dengo, foi inaugurada no ano passado.
Também estão em construção a Casa de Cultura e quatro PSFs, sendo dois duplos na sede do município, um no povoado de Carnaíba e outro no povoado de Muriti. Complementam as ações a implantação do Curso de Engenharia Agronômica e a construção do Campus da UNEB. Saliente-se que os terrenos para construir IFBA e UNEB foram doados pela Prefeitura.
“A cada ano que volto para Euclides, a cidade me surpreende. Aliás, parece uma outra cidade”, afirma Antônio Almeida, euclidense radicado em são Paulo.