"Revelar o B-MAX no Mobile World Congress reforça a importância que a tecnologia tem para os clientes e para a Ford", disse Stephen Odell, presidente e CEO da Ford Europa. "O B-MAX irá elevar o nível dos veículos pequenos na Europa, combinando tecnologia e engenharia de topo num formato compacto", acrescentou.
No Salão de Genebra, a 6 de março, será Alan Mulally, presidente e CEO da Ford, a apresentar o B-MAX ao mundo automóvel. Este modelo terá um sistema único de acesso ao habitáculo com portas dianteiras convencionais e portas traseiras deslizantes. Nelas estão integrados os pilares centrais da carroçaria, numa solução inédita.
Engenheiros da Ford, em seguida, assumiram o desafio de produzir um veículo seguro e prático que atendesse a essas necessidades. Aços especiais de alta resistência foram usados na lateral do veículo para garantir proteção cinco vezes maior do que o aço convencional. Isso possibilitou a criar uma estrutura extremamente forte, sem adicionar peso extra.
O processo envolveu testes intensos e análise em cada etapa. Mais de 1 mil simulações de computador detalhadas foram realizadas ao longo de três anos para otimizar o desempenho de colisão lateral impacto. De acordo com a Ford, cada simulação levou 24 horas e usou um computador com poder equivalente de oito PCs mais potentes do mercado. Estas simulações foram, então, testadas no mundo real através de outros 50 acidentes de impacto colaterais.
O interior B-MAX foi elaborado para tirar o máximo proveito do novo sistema de portas. Os assentos traseiros e o assento do passageiro podem ser dobrados para criar uma grande plataforma de carga, conveniente para acomodar desde bicicletas a objetos planos. A minivan terá capacidade para abrigar cinco passageiros.
"O conceito de porta significa que você pode carregar itens realmente grandes, com mais de 2,3 metros de comprimento, através das portas laterais", afirma Ernst Reim, Designer Chefe de Interiores da Ford Europa. "Isso torna mais ‘realista’ uma visita a uma loja de móveis ou mesmo um dia na praia com sua prancha."
O B-MAX é alimentado por um novo motor 1.0 de três cilindros, que usa tecnologia EcoBoost, e está equipado com o sistema start-stop. O propulsor tem turbocompressor e injeção direta de combustível, para reduzir o consumo de combustível e emissões de CO2. Segundo a Ford, esse motor é ajustado para substituir os convencionais de quatro cilindros.