O novo modelo foi desenvolvido no Centro de Desenvolvimento de Produto em Camaçari, na Bahia, Brasil, um dos oito centros globais de criação de veículos da Ford e um dos mais especializados em carros compactos. O time utilizou a força e experiência da engenharia da Ford em utilitários esportivos, presente na Ásia, Europa e Américas, para atender as necessidades de todos os mercados ao redor do mundo. É o primeiro carro global de passageiros One Ford criado na América do Sul.
Segundo a marca, o novo EcoSport apresenta elevada estabilidade do chassis, reforçada pela construção robusta da carroceria, com elevada rigidez torcional e alto nível de proteção para os ocupantes. O seu design, além de reduzir o peso, tem linhas aerodinâmicas desenvolvidas em túnel de vento que aumentam a economia de combustível. As linhas fluidas e dinâmicas do novo EcoSport são claramente influenciadas pela nova linguagem de design global da Ford, com superfícies refinadas de efeito Kinetic. O interior conta com design moderno e traz uma série de novos recursos e tecnologias.
O novo EcoSport foi concebido com base na nova plataforma do segmento B da Ford, que servirá de catalisador para uma série de veículos compactos nos próximos anos. Até meados da década, essa nova família de veículos será responsável por uma produção anual de mais de dois milhões de unidades, na medida em que os carros compactos continuam a liderar o crescimento global.
A ida deste EcoSport para a Europa ainda está sendo equacionada, com fonte da Ford revelando que nada está decidido nesse âmbito.