Para todos os efeitos, o interior tem espaço suficiente para o dia-a-dia, apresenta-se mais moderno e ergonômico e oferece um ambiente acolhedor e de qualidade, com os bancos dianteiros bem desenhados e com bom apoio.
Em termos de mecânica e de chassis, a receita permanece a mesma, com motor longitudinal, tração traseira e suspensão independente nos dois eixos (atrás, de braços múltiplos). No caso do eixo dianteiro, foram alterados os braços oscilantes e os pontos de ancoragem das torres de suspensão.
Na prática, o novo Série 1 revela-se diferente, principalmente, porque possui um nível de conforto que sobressai facilmente e sem colocar em causa a eficácia dinâmica. Aliás, neste campo, a realidade é agora mais ampla, com a possibilidade de escolha entre três níveis de suspensão: de série, desportiva M ou de amortecimento variável – sendo este regulável entre suave, intermédio e firme, o que reforça a competência do compromisso entre conforto e aderência.
Contribuindo para as sensações de apuro dinâmico, todas as versões surgem de série com o DCC (Dynamic Chassis Control), sistema que permite alterar diversos parâmetros de condução como a sensibilidade do acelerador, a assistência da direção e o modo de intervenção do DSC. No caso das versões com câmbio automático, também se altera a rapidez das mudanças de marcha. No Série 1 este sistema possui três níveis de funcionamento: Comfort, Sport e Eco Pro.
No campo dos motores, estão já estão disponíveis dois blocos a gasolina de 1.6 litros, com potências de 136 cv (116i) e 170 cv (118i) e três Diesel de 2,0 litros: 116d (116 cv), 118d (143 cv) e 120d (184 cv).
Todos os motores são de injeção direta e contam com turbo (BMW TwinTurbo), possuindo também sistema Stop/Start para moderar os consumos e emissões. Todas as versões vêm equipadas com câmbio manual de seis velocidades, sendo possível optar, em qualquer das motorizações, pela nova transmissão automática de oito velocidades.
Modelos: 116i 136 cv, 240 N.m, 210 km/h, 5,7 l/100km, a partir de €28 990 118i 170 cv, 250 N.m, 222 km/h, 5,9 l/100 km, desde €34 450 116d 116 cv, 260 N.m, 200 km/h, 4,5 l/100 km, desde €31 600 118d 143 cv, 320 N.m, 212 km/h, 4,5 l/100 km, desde €33 500 120d 184 cv, 380 N.m, 228 km/h, 4,6 l/100 km, €37 800. Na Europa!