A Consagração do Afros

domingo, 28 de novembro de 2010

No recente evento Vinhos e Sabores, em Lisboa, Luís Lopes ,diretor da Revista de Vinhos organizou uma prova especial de "vinhos com carácter". Quatro brancos e oito tintos portugueses que fazem a diferença pela originalidade. Para finalizar o evento, serviu aqueles considerados de “maior caráter”: O Afros Vinhão 2009 e o consagrado Dirk Niepoort. Já Rui Falcão no seu Guia de Vinhos 2011 consagra o Afros Vinhão com o texto que reproduzimos na integra. “Um Vinhão…”

A Consagração do Afros

UM VINHÃO”

 “Durante anos procurei, infelizmente sem sucesso, por um Vinho Verde tinto que conseguisse ultrapassar o simples limiar da razoabilidade, que se afirmasse por si próprio, que fugisse para além dos lugares comuns do valor etnográfico da cozinha regional. Ainda não o tinha encontrado, não obstante uma busca afincada.


Hoje, finalmente, descobri um Vinho Verde tinto que me encheu as medidas, um vinhão no sentido mais puro do termo... mas também um vinhão por ser elaborado exclusivamente com a casta Vinhão, a célebre Sousão tal como a variedade é conhecida no Douro. Não é o vinho mais fácil do mundo, mas vale seguramente a experiência. Deixo aqui a dica para os mais curiosos, para os que estiverem abertos de espírito, experimentem o Afros Vinhão 2009, ou, se tiverem tal fortuna, o Afros Vinhão 2005, expoente máximo de um Vinho Verde tinto que está a evoluir de forma inesperada.




Afinal o Minho também consegue produzir belíssimos vinhos tintos…”

Rui Falcão


Autor: Celso Mathias
Publicação vista 1743 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
10 Dicas para beber como um monge
10 Dicas para beber como um monge
O charme do Rosé
O charme do Rosé
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.