A Praça Duque de Caxias, a mais importante da cidade, foi totalmente reconstruída. Das instalações anteriores sobraram apenas as arvores e um painel em homenagem ao escritor que dá nome à cidade.
Os pisos foram construídos em tijolos intertravados, e cimentado de alta resistência com acabamento em granito. Treze bancos modelo inglês em madeira e ferro fundido foram espalhados em pontos estratégicos. Nos calçadões brancos, 18 mesas de 04 lugares com confortáveis cadeiras em madeira nobre e sombreiros em lona oferecem agradável local de convivência para a população.
Compõem ainda a praça uma bela pérgola em madeira de reflorestamento e um parque infantil. O ponto alto, entretanto, é a fonte luminosa que conta com recursos sonoros, sendo totalmente automática com quatro efeitos básicos. Cada um dos seus efeitos poderá ser acionado independente ou em conjunto com os demais, criando assim um grande número de evoluções de água, luz e sons, o que a tornará dinâmica e variada criando um espetáculo conhecido como “dança das águas”.
A princípio o horário da “Dança das Águas” será de 18 às 19hs. O fundo musical especialmente encomendado para compor o espetáculo iniciará diariamente com uma das “Ave Marias “ selecionadas e durante a apresentação, peças de Bach, Beetoven, Paganini , Brahms, Tchaikovsky, Bizet, Villa-Lobos, Dvorák...Clássicos do cinema mundial, música Popular Brasileira de qualidade ; Luiz Gonzaga, Ivan Lins, Tom Jobim, Caetano Veloso, Maria Bethania, Elis Regina, Gilberto Gil, João Gilberto, Paulo Moura e Roberto Carlos entre outros. O projeto é mostrar para a população, a “Boa Música do Mundo”.
A Avenida Ruy Barbosa que em conjunto com a Praça Duque de Caxias compõem o mais importante eixo urbano da cidade, ganhou nos seus 300 metros de extensão, calçadas em piso intertravado e um canteiro central no mesmo material, asfaltamento em toda sua extensão, bem assim, numa parceria com a Coelba, novos postes com cabeamento multiplexado, o que há de mais moderno em fiação aérea. Nos elegantes braços vermelhos que sustentam as luminárias, ”pendants” com plantas ornamentais garantem um charme especial. No canteiro central, além do gramado ente as duas passarelas, luminárias com fiação subterrânea criam um clima aconchegante. Tanto nas passarelas como nas calçadas, os bancos em madeira e ferro fundido proporcionam à população um belo visual e confortável lugar para sentar e relaxar.
Num ponto estratégico do Bairro da Caixa d’ Água, foi inaugurada A Praça do Cruzeiro de Maria. Ela ocupa um platô onde antigamente uma cruz, marcava a religiosidade do povo euclidense. As suas linhas sinuosas lembram a antiga ladeira que saia da Rua do Curral, passava em frente à casa do sapateiro Manoel Galo à Caixa d’Água para finalmente chegar aos degraus da cruz. Hoje, em frente à nova cruz, assentos para quem quer orar, meditar ou simplesmente apreciar a paisagem. Mesas, bancos individuais e outros para grupos, grama, área infantil. Onde havia um terreno baldio, surgiu uma nova praça. Um verdadeiro colírio para os olhos.
A Creche do Dengo, situada numa das regiões mais carentes do município, vai abrigar em tempo integral 150 crianças. Custou aos cofres públicos municipais a quantia de R$ 700mil reais. São 05 salas com acabamento em cerâmica e madeira, cozinhas, banheiros adaptados à idade dos seus utilizadores, quadra de esportes, áreas para recreação, parque infantil, horta orgânica para consumo diário, 03 alimentações/dia. Segundo a Administração do munícipio, Um projeto idealizado e realizado por gente que gosta de gente.
Em frente ao Educandário Oliveira Brito, no local onde há dez anos uma falha geológica levou pânico à população em decorrência de um enorme buraco ali formado culminado com a demolição das residências existentes, nasceu um novo tempo com a Praça da Arara Azul.Uma bucólica pracinha tendo como tema a Arara Azul de Lear, um espécime em extinção que a Administração Municipal tem desenvolvido esforço para preservar.
A Praça da Bandeira conhecida como “Rua da Igreja” ganhou um presente para sustentar o mais importante símbolo do patriotismo e da cidadania; um mastro de 20 metros plantado em frente à Igreja da Nossa Senhora da Conceição faz tremular uma bandeira nas datas apropriadas.
A festa em comemoração ao 77º aniversário de emancipação do munícipio de Euclides da Cunha foi a mais brilhante de toda a sua existência. Para os místicos, o “duplo 7” pode ter contribuído para isso. Em números apresentados pela Polícia Militar, cerca de 50 mil pessoas se divertiram das três horas da tarde até a meia noite percorrendo várias ruas da cidade atrás dos trios elétricos.
A cidade renovada a exemplo de outros eventos deu uma prova de civilidade. Não há nos registros da Polícia Militar e/ou do Hospital Antonio Carlos Magalhães, qualquer ocorrência digna de nota.