POR ONDE ANDA O LEITOR?

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Apesar do crescimento que se tem observado nos últimos meses, um dos meios mais importantes de conhecimento da cidade, a Biblioteca Pública Municipal Jaime Amorim da Silva, inaugurada em 22 de Janeiro de 2010, tendo seu nome referenciado a uma grande personalidade da cidade, está sendo pouco utilizada pelos moradores. Após anos de espera por essa enorme fonte de saber, a mesma sente a falta de estudantes e pessoas que absorvam seu conhecimento.

POR ONDE ANDA O LEITOR?


Quem se interessar em prestar doações à Biblioteca Pública  Municipal Jaime Amorim da Silva, deve se dirigir à recepção. O doador receberá um registro e um termo de declaração da doação com o nome da pessoa.

Doe livro, pois leitura é uma fonte de conhecimento essencial ao ser humano!

Manuel Junior - euclidesdacunha.com

A biblioteca Jaime Amorim funciona de segunda a sexta-feira, de 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00 horas. Com um ótimo quadro de funcionários formado por Euzari Benevides, Lorena Matos, Simone Moraes e Elenjuait Rodrigues, preparadas para servir bem, e com um espaço bem agradável localizada na Praça da Bandeira, s/n, centro, a biblioteca é composta por algumas salas que proporcionam aos usuários uma variedade de opções e entretenimento. Adequada a todo tipo de público, a biblioteca conta na sua entrada com uma rampa que facilita o acesso de pessoas com necessidades especiais. Seu interior é composto por Infocentro, Sala de Empréstimos, Sala de Pesquisas e Estudos e Sala Infantil, com banheiro também adequado as pessoas com necessidades especiais.

O Infocentro é composto por 10 computadores com acesso a internet. Os interessados devem fazer um cadastro, tendo em mãos o documento de identidade (RG), CPF e comprovante de residência. Após o cadastro automaticamente o acesso à internet será disponibilizado.

A Sala de Empréstimos tem disponível no seu interior cerca de 700 livros, com estilos como o Romance, Contos, Literatura Portuguesa, Francesa e Brasileira, Biografias, Crítica e Interpretação, Sociologia e Política. Para ter acesso a esse acervo, o usuário irá usufruir de um ótimo espaço que a sala possui, ou então, através de um cadastro, obter o livro por empréstimo de 08 (oito) dias.

A Sala de Pesquisa e Estudos, desenvolvida para utilização dos livros somente em seu espaço, consiste em cerca de 1800 livros. Dicionários, Enciclopédias, um acervo variado com Obras Filosóficas, dentre outros temas como Religião, Ciências Gerais, Línguas, Ciências Pura e Aplicada, Artes, Geografia, História do Brasil, romances como Tieta do Agreste: Jorge Amado, a coleção Os Grandes Líderes: Hitler, de Dennis Wepman, A Cor Púrpura, Alice Walker dentre outras ótimas obras literárias, juntamente com as seções de pesquisa e periódicos, e um acervo reservado a UNEB 2000, com livros destinados aos mesmos.

A Sala Infantil, bem estruturada e climatizada, destina-se ao público de 02 a 10 anos, acompanhado dos responsáveis. No seu interior os usuários podem usufruir de diversos recursos como Vídeos, CDs e DVDs voltados à educação de forma geral, materiais didáticos destinados às series iniciais e literatura infantil. Reserva-se também a um espaço para leitura no local, ambiente perfeito para um entretenimento de qualidade.

Todos esses locais disponíveis na Biblioteca Jaime Amorim podem ser utilizados também por escolas da região, sendo necessário apenas que os professores agendem sua visita com antecedência, evitando o choque de horários.

Só resta a população euclidense participar mais desse ambiente importantíssimo na construção do conhecimento e da base educacional. Use, abuse. Faça parte desse mundo.


Autor: Manuel Junior
Publicação vista 1818 vezes


Existe 2 comentários para esta publicação
quarta-feira, 8/9/2010 por Aparecida Mendes
POR ONDE ANDA O LEITOR?
Nunca imaginava que isso fosse acontecer...
quinta-feira, 2/9/2010 por Valter
Biblioteca às moscas
"SEMPRE IMAGINEI O PARAÍSO COMO UMA GRANDE BIBLIOTECA" Jorge Luis Borges. Pois é euclidenses. Essa matéria é um alerta que deve ser ouvido. Além de se frequentar a biblioteca, seria importante que todos doassem livros. Muitas vezes temos uma pilha
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
 De menino pobre a grande pecuarista
De menino pobre a grande pecuarista
Euclides da Cunha terra de ilustres
Euclides da Cunha terra de ilustres
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.