Enquanto o «Big Cat» aquece, tempo para admirar o
requinte que nos rodeia, com os confortáveis e envolventes bancos de pele,
aplicações metálicas no painel e um estilo de decoração «very british» mesmo
sacrificando alguma ergonomia. Apesar de ser um 2+2, este conversível não
admite que os convidados dos bancos traseiros se sintam muito à vontade. Por
isso enderece apenas um convite para o banco do lado. E, apesar do colossal
motor capaz de projetar o XKR a 250 km/h de velocidade máxima e levar apenas 4,8
segundos a atingir os 0 aos 100 km/h, garantimos que dificilmente o seu
convidado terá de cravar as unhas na pega da porta.
A suavidade quase diplomática é impressionante, as
subidas de regime e de velocidade passam despercebidas, graças à eficácia das
suspensões que filtram as irregularidades do piso e nos fazem sentir recostados
num autêntico tapete voador. É esse conforto extremo que diferencia o Jaguar
XKR dos seus rivais esportivos do clube dos 500 cv. A potência está a serviço
do bem-estar e não para criar suores frios ou descargas de adrenalina.
A construção em alumínio ajuda a poupar alguns
quilos na balança e a conferir-lhe uma maior agilidade, mas a caixa automática
de seis velocidades um pouco lenta (em modo Sport é mais despachada), a direção
demasiado filtrada e o excessivo «protecionismo» eletrônico retiram-lhe a raça
desportiva que a sua silhueta projeta e que a sigla R anuncia. Trata-se, pois,
do carro típico do «gentleman driver».
Para ter acesso aos doces prazeres deste exclusivo conversível
de capota de lona elétrica não é preciso «comprar» um compressor volumétrico
(que lhe dá 220 cv «extra»), já que a versão normal debita perto de 300 cv,
valor mais do que suficiente para dar a este «Big Cat» a «alimentação» que ele
merece, com a considerável vantagem de lhe sobrarem 20 mil euros para ir
pagando a «ração» — afinal, as médias de consumo podem com facilidade rondar os
18 litros a cada 100 km.
FICHA TÉCNICA
Chassis
Carroceria em alumínio
Motor
Capacidade Cúbica (L): 5.0
Cilindros: 8 em V com
compressor Supercharged
Número de Válvulas por
Cilindro: 4 (32)
Cilindrada:
5.000 cm³
Potência Máxima:
510 cv
Transmissão:
Autom/Mec de 6 velocidades
Tipo de Tração:
Traseira
Combustível: Tecnologia
Supercharged, à gasolina
Freios: Marca
Brembo, a disco ventilados
Performance
Aceleração de 0 a 100
Km/h: 4.8 segundos
Velocidade Máxima (Km/h): 250
(Limitada Eletronicamente)
Rodas e Pneus
Tipo de Roda: Liga Leve
Dimensões da Roda: 19” x
8,5”
Tamanho do Pneu:
Dianteiro 245/40 19”
Traseiro: 275/35 19”
Porta-malas: Volume
do Porta-Malas: 220 l
Preço no Brasil: R$
500.000.00