Os meninos de Monte Santo

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

No começo dos anos 60, dois meninos de Monte Santo faziam serestas e sucesso com hoje cinquentonas senhoras importantes da cidade de Euclides da Cunha. Filhos de funcionários públicos que prestaram serviços ao município eram eles o tímido Winston Geraldo Barreto e o primo Raimundo José Guimarães Barreto, o Raimundinho do Monte Santo. Mais tarde, o primeiro virou Gereba e o segundo Raymundo Monte Santo.

Os meninos de Monte Santo

 






Raimundinho morreu ainda muito jovem em São Paulo na década de 70 e chegou a ser conhecido nacionalmente. Foi, ao lado de Gereba, um dos fundadores do Grupo Bendegó que já teve a participação de outras figuras importantes do cenário nacional como os músicos Vermelho e Hely que saíram para integrar o 14Bis, e até o marqueteiro mor do País, o tucanense João Santana ,na época conhecido como“Patinhas”,autor de vários sucessos  do grupo.

 









Gereba continuou a carreira musical, é dono de uma respeitável discografia e um dos mais respeitáveis músicos do Brasil. Amigo e apaixonado pela obra de Luiz Gonza

ga acalentava e agora realiza um projeto que só alguém da sua estatura poderia realizar. Junto a nomes como Dominguinhos, Zeca Baleiro, Carlos Pitta,(que aparece na foto com Lua e Capinam) J.Velloso Margareth Menezes, Oswaldinho, Jorge Vercilo, Elba Ramalho e Lenine, entre outros nomes do mesmo quilate, lançar em 13 de dezembro, dia em que Gonzagão completaria 97 anos, um disco reunindo canções instrumentais compostas por Luiz Gonzaga nas décadas de 40 e 50, com letras de artistas contemporâneos assinando a parceria.

Gereba conta que acalenta essa idéia há três anos, impressionado com a diversidade e sofisticação das melodias dos choros, sambas, maracatus e, especialmente, das valsas compostas pelo Rei do Baião. O convite às estrelas revela Gereba, está sendo feito pelos próprios autores e, agora, parceiros de Luiz Gonzaga.

 

As canções e letristas são: Verônica (Lirinha), Mara (Zeca Baleiro), Luar do Nordeste (J.Velloso), Ligya (Abel Silva), Passeando em Paris (Bené Fonteles), Numa Serenata (Carlos Pitta), Pise de Mansinho (Chico Bezerra), Sanfona Dourada (Maciel Melo) e Wanda (Tuzé de Abreu). Além dessas, tem a suite Lua Gonzaga, que contém fragmentos de canções de Gereba com clássicos de Gonzagão. O artista baiano compôs ainda o instrumental homônimo ao CD, que servirá de trilha para umas das falas de Luiz Gonzaga. Há também Galope Além do Mar, de Gereba e Capinan, outro que esteve na vida do sanfoneiro como amigo, roteirista e diretor do show que ele fez no Teatro Tereza Raquel, nos anos 70.

 

“Dominguinhos já botou voz na valsa SANFONA DOURADA (Gonzaga/Maciel Melo) que amanhã vai ganhar lá em Recife a voz de Maciel com a sanfona de Genaro (ex Trio Nordestino) vamos ter em Brasília o Marcos Faria (filho de Marines e Abdias), na valsa Verônica (Gonzaga/Lirinha). Waldonys em Fortaleza e sábado vamos receber aqui no estúdio WR, Elba Ramalho com seu sanfoneiro Cesinha pra cantar a valsa PASSEANDO EM PARIS (Gonzaga/Bené Fonteles). A semana passada gravamos a Margareth Menezes que cantou REI BANTU, um maracatu que finaliza a Suite LUA GONZAGA. ela fará uma dobradinha com Lenine, já confirmado. Gravamos também por aqui o Jorge Vercilo que cantou LIGIA (Gonzaga/Abel Silva). Seu estúdio está sendo a nossa base lá no Rio para os que moram lá.

Até a semana que vem vamos ter muitas novidades, estou aguardando outras confirmações para poder  passar pra vocês.Este trabalho tem sido muito prazeroso. Depois das gravações de áudio, tenho registrado em vídeo, para a faixa multimídia, depoimentos emocionantes sobre o nosso LUA”.Encerra entusiasmado o músico.

Nós, simples mortais e fãs de tantos destes nomes, contamos os dias para Dezembro chegar e todos ouvirem essa releitura de Luiz Gonzaga


Autor: Celso Mathias
Publicação vista 2912 vezes


Existe 6 comentários para esta publicação
segunda-feira, 8/8/2011 por Abílio Jorge
Sai ou não sai?
A reportagem é de 2009, teve gente que gravou músicas em 2009, mas cadê o disco? Se tiver saído por favor dêem notícias.
sexta-feira, 18/9/2009 por Antonio Jorge Barreto
Parabéns, Celso Mathias!
Parabéns por lembrar de figuras que fizeram história. Não mais havia sido falado sobre os feitos musicais de Raymundo Monte Santo, que mora no "andar de cima". Lembra que ele foi finalista do Festival da Globo com a música "Trabalhadores do Metrô"
quinta-feira, 17/9/2009 por Antonio Jorge Barreto
O Gereba... esse idealista!
Era de se esperar! O Gereba não para de cultuar o nosso Gonzagão, o Rei do nosso sertão. E não é para menos, tão merecido para a memória do Rei quanto para mostrar ao sertão que artistas como o Gereba orgulham as nossas raízes e permanecem vivos.
sábado, 12/9/2009 por eurico sad mathias
O eterno "gonzagão"
Parabéns gereba pela justa e merecida homenagem ao "rei do baião", cuja a obra musical continua nos encantando.
quinta-feira, 10/9/2009 por Severino Biu de Caruaru
Que seja eterno o nosso Lua Gonzaga
Estou deveras ancioso para ouvir e me emicionar com esse trabalho que reúne tanta gente boa homenageando o nosso grande ídolo Luiz Gonzaga. O Gereba mais uma vez, está de parabéns, pela sua genialidade e sensibilidade.
quinta-feira, 10/9/2009 por Neuza_Ananias
Vou aguardar esta grande obra
Luiz Gonzaga nunca vai ser esquecido, suas melodias tinha o homem simples e sertanejo.A Sanfona quando gemia o coração palpitava.Deixou grandes disciplus,Gereba é um deles, considero meu conterraneo.Que venha as melhores melodias.
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
 De menino pobre a grande pecuarista
De menino pobre a grande pecuarista
Euclides da Cunha terra de ilustres
Euclides da Cunha terra de ilustres
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.