O presidente americano tem sempre cuidado com o que mostra no Facebook e numa sessão de perguntas com estudantes de 14 e 15 anos, Barack Obama lembrou ontem que muitos dos dados que os utilizadores colocam em portais sociais podem transformar numa arma contra eles quando se trata de arranjar um emprego - especialmente agora que se multiplicam os estudos confirmando que aumentam a cada dia a quantidade de empresas que pesquisam na Net informação sobre candidatos a empregos antes de tomar uma decisão final.
"Primeiro que tudo espero que todos os que estão nesta sala tenham cuidado com o que colocam no Facebook, porque na era do YouTube, o quer que façam agora, poderá vir ao de cima mais tarde, durante as vossas vidas", respondeu o presidente norte-americano, em citação publicada pela Reuters.
Tomando como avaliação os mais recentes estudos, Obama sabe o que está dizendo. De acordo com o site especializado na relação profissional, careerbuilder.com, 45% das empresas do EUA já pesquisam nos portais sociais dados sobre candidatos a vagas de emprego.
Cerca 35% das empresas inquiridas terão admitido que a informação que encontraram em sites como o Facebook (o preferido dos empregadores e também de 250 milhões internautas já registrados) influenciou a decisão de escolha de candidatos.