Dizer
que estamos perante um novo Vinho do Porto será, talvez, ir demasiado longe. Na
verdade, o vinho contido na garrafa continua a ser Porto e o seu estilo, nas
várias categorias apresentadas e independentemente da sua qualidade intrínseca,
não é só por si inovador: privilegiando o fruto, a intensidade aromática, a
suavidade, a facilidade de beber e gostar. Onde o G Porto inova; isso sim, é no
conceito concebida e orientada para o consumidor jovem, um segmento de mercado
que todos os estudos apontam como ainda intocado pelo Vinho do Porto. A idéia,
aqui, foi apostar no Porto como uma extensão natural ao consumo moderno de
vinho, cada vez mais sofisticado. O “target” foi desde logo apontado: jovens de
ambos os sexos, com estilo de vida cosmopolita, com poder de compra, habituados
a degustar bebidas nacionais e internacionais de qualidade, com idades
compreendidas entre os 25 e os 35. Como o nome da empresa Gilberts era muito
tradicional a equipe da Burmester inventou outro. Nasceu assim a marca G Porto,
e o “by Gilberts” que aparece na garrafa remete para produtos sofisticados tipo
perfume ou alta costura. O design da imagem da marca e da garrafa foi
totalmente desenvolvido por uma firma inglesa, Wren & Rowe, que apostou num
símbolo forte, um G estilizado gravado na própria garrafa. Esta é uma garrafa
escura, de 50 cl, própria para um manuseamento informal e um consumo rápido em
qualquer ocasião. Mas é nas cores que está a chave do sucesso.
Do laranja ao bronze – Ao lançar seis vinhos diferentes em
garrafas muito semelhantes, a Gilberts procurou diferencia-los pelas cores,
procurando adicionalmente que a cor transmitisse uma mensagem. Assim, as seis
cores utilizadas, para além do seu forte impacto visual, facilitam ao jovem
consumidor a melhor identificação do vinho para uma ocasião particular. As
categorias superiores (Vintage, LBV e 10 anos) possuem cores mais discretas e sofisticadas, as categorias
Standard (Tawny, Ruby e White) mostram cores fortes e irreverentes. As cores
dos rótulos e cápsulas estão igualmente relacionadas com os matizes cromáticos
dos próprios vinhos. Faciliatr o consumo e levar informação a um grupo de
consumidores que desconhece o Porto é
pois um dos objetivos do G Porto. Nesse sentido, procura-se transmitir a
mensagem de que cada G Porto combina com um momento de consumo apropriado. No
contra rótulo aparece uma sugestão gastronômica para cada vinho, além de outras
informações sobre conservação e serviço. No conjunto, a gama G Porto surge como
uma proposta bastante interessante e imaginativa, e constitui uma lufada de ar
fresco num setor que nos tem habituado a uma imagem talvez demasiado sóbria e
tradicional. Agora, cabe à “juventude”
mostrar que percebeu a mensagem.
“Onde
o G Porto inova é no conceito, como primeira marca de Porto concebida e
orientada para o consumidor jovem.”
“As
seis cores utilizadas, para além do seu forte impacto visual, facilitam ao
jovem consumidor a melhor identificação do vinho para uma ocasião particular.”