Vidabrasil circula em Salvador, Espírito Santo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo Edição Nº: 316
Data:
15/10/2002
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Autos

Apresentado “ao vivo” setembro último, no Salão de Paris, o novo Volvo S60 R superou as expectativas geradas pelas imagens divulgadas pela marca sueca antes do lançamento.  
Em termos de motor não vale a pena nos aprofundarmos muito. Claro que o propulsor de cinco cilindros, sobrealimentado, com uma cilindrada de 2,5 litros, promete desempenho muito interessante. Não é de estranhar, pois oferece uma potência máxima de 300 cavalos e um binário de 400 Nm a partir das 2.100 rotações por minuto. O construtor escandinavo fala de uma velocidade máxima de 250 km/h e uma aceleração de zero a 100 km/h em escassos 5,8 segundos.  
No entanto, não é o motor (ou pelo menos, não será apenas o motor...) que transforma este S60 R numa máquina muito especial. Essa honra cabe, principalmente, ao chassi ativo que, segundo o fabricante, é um dos mais evoluídos do mundo. Basta acionar um botão para o condutor optar por uma das três especificações predefinidas – Comfort, Sport ou Advanced Sport. A opção Comfort dá prioridade à comodidade, isolando a carroceria das superfícies irregulares, infelizmente tão freqüente entre nós. A posição Sport é uma espécie de situação de compromisso, permitindo comodidade em condução normal e esportiva. Finalmente, a opção Advanced Sport transforma o S60 R num esportivo puro, dando prioridade à aderência e ao prazer de condução.  
Só por isto, porém, não poderia dizer-se que estávamos na presença de um automóvel inteligente. Para o fato contribui, sobretudo, a tecnologia 4-C (Continuously Controlled Chassis Concept – Conceito de Chassi Continuamente Controlado). Este sistema analisa 500 vezes por segundo as condições de circulação (velocidade, movimento das rodas e do chassi e posição do volante), adaptando imediatamente a resistência dos amortecedores e o controle eletrônico da tração integral. A tecnologia 4-C foi desenvolvida conjuntamente com a Öhlins Racing AB e com a Monroe.  
Para assegurar a segurança, o carro recebe, ainda, discos de freios nas quatro rodas, com pinças de alumínio da Brembo, que permitem parar em apenas 36 metros quando o S60 R circula a 100 km/h.  
Além do S60, também o V70 recebe a tecnologia R. A produção do  
S60 R será na fábrica belga de Gand, enquanto o V70 R será produzido na Suécia, em Torsland. O início de produção acontecerá nos primeiros meses de 2003, sabendo-se que ambos os automóveis serão comercializados em volumes limitados

  
Volvo S60 R



O motor de 300 cavalos do 560 R é impressionante, mas o carro tem muitas outras qualidades dinâmicas, graças ao sistema 4-C





Exteriormente, são poucos os detalhes que distinguem dos outros S60

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