Há décadas que os construtores de automóveis têm procurado alternativas ao petróleo para pôr os nossos automóveis em movimento. As primeiras novidades já começam a circular na estrada, representando uma solução de compromisso entre a combustão interna e a eletricidade. O seu nome: Toyota Prius.
O Prius constitui uma grande aposta da Toyota nas alternativas ambientais, a ponto de ter se tornado o primeiro modelo híbrido a gasolina e eletricidade a entrar em grande produção, estando disponível nos três mercados principais: o Japão, os EUA e agora também na Europa. Obedecendo às regras da União Européia sob emissão de gases poluentes a entrar em vigor em 2005, este carro produz apenas 120 gramas de dióxido de carbono (CO2) por quilômetro.
A versão européia do Toyota Prius está disponível em alguns mercados, apresentando melhorias em relação à versão original, de modo a torná-lo mais atraente aos gostos europeus. Em particular, ambos os motores ganharam potência, especialmente a unidade a gasolina, que passou a debitar 72 cv de potência no seu motor de 1,5 litros. O motor elétrico, por seu lado, subiu para 45 cv. Ambos os motores tiram partido um do outro: o motor de combustão agindo como unidade motriz principal, retirando energia do motor elétrico quando necessário; quando este não é necessário, o motor a gasolina carrega o elétrico através das baterias. Estas também utilizam a força de frenagem como efeito regenerador do motor elétrico. O motor elétrico poupa combustível atuando sozinho a velocidades até aos 20 km/h. trabalhando em conjunto, as suas perfomances são interessantes. Embora a caixa de variação contínua faça alguns solavancos quando a desmultiplicação atua para obter resposta do motor, este não é lento, mesmo a baixa rotação. O binário máximo está disponível apenas às 4.200 rpm, mas como grande parte deste está disponível logo a partir das 1.000 rpm, o motor a gasolina funciona de um modo muito linear, sem denotar perdas de força. Somando o massivo binário à baixa rotação do motor elétrico (350 NM entre as 0 e as 400 rpm), lentidão é algo de que ninguém se pode queixar ao volante do Prius.
O interior está parcialmente bem arranjado. Em termos visuais, o tablier segue a linha original do Yaris, com o painel de instrumentos localizado no centro. Quanto à ergonomia, esta é um pouco mais discutível: primeiro, devido à colocação da alavanca das mudanças, “à americana”; depois os controles dos faróis e dos limpa vidros encontram-se demasiado inclinados em relação à posição das mãos no volante. O computador de bordo funciona através do modo “touchscreen”, e a sua colocação na coluna central obriga a retirar as mãos do volante para aceder às informações lá disponíveis. E o tradicional freio de mão foi substituído por um de pé, que atrapalha um pouco a posição do pé esquerdo.
Espaçoso - Há alguns anos, alguns protótipos equipados com baterias elétricas limitavam o espaço nos bancos traseiros ou para a bagagem. O Prius não apresenta nenhum dos dois problemas, pois o tamanho das suas baterias foi reduzido em 60% desde o lançamento inicial, podendo agora transportar confortavelmente três pessoas de estatura média nos bancos traseiros, sem ser preciso encolher as pernas. O próprio volume de bagagem está muitíssimo bem aproveitado, com espaço para transportar quase 400 litros de volumes, não apresentando limitações ao seu uso. A suspensão (Mcpherso à frente, eixo de torsão atrás) confere uma suavidade ímpar à condução em estrada.
O Toyota Prius consegue um conjunto de consumos muito interessante. Em percurso combinado, não passa dos 5,1 litros aos 100 km, e mesmo na cidade (o trânsito preferido do Prius) este valor fica logo abaixo dos 6 litros.
Com uma condução cuidada, o carro japonês pode chegar a percorrer 900 quilômetros com um tanque de combustível.
Infelizmente, as aplicações comerciais desta tecnologia não encontraram ainda a maturidade, mas a Toyota soube ao menos fornecer uma lista de equipamento suficientemente ampla, incluindo espelhos retrovisores exteriores, ar condicionado automático, banco de condutor e volante reguláveis em altura, vidros elétricos, direção assistida, fecho centralizado com comando à distância, auto-rádio, ABS com EBD, duplo airbag e imobilizador
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